A porta da cidade bíblica onde Jesus terá vivido data da época do Rei David

Chmee2 / Wikimedia

Ruínas de Betsadia

Em julho de 2018, um grupo de 20 arqueólogos de várias nacionalidades descobriram na antiga cidade de Betsaida dos montes Golã, em Israel, as ruínas de uma grande porta que convidava a entrar na cidade bíblica de Zer.

“Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o Primeiro foi a cidade de Zer”, disse Rami Arav, professor na Universidade de Nebraska ao The Jerusalem Post, que cita o livro de Josué quando diz “As cidades fortificadas são Ziddim, Zer, Hammath, Rakkath, Kinneret”.

No início, a porta foi provisoriamente datada entre os anos 1.000 e 550 a.C. Agora, especialistas confirmaram que pertence ao tempo do rei David, entre os séculos XI e X a.C.

Dentro da cidade, nomeada várias vezes no Novo Testamento como a cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas, os arqueólogos, incluindo Chris Sinkinson, também descobriram um estela de pedra rara que remonta ao reino de Gesur, no século XI a.C.

A peça, que representa a imagem do seu deus lunar na forma de um touro, é a segunda dessas características encontradas em Betsaida e a sétima do mundo antigo, do sul da Turquia ao Egito.

Também localizado nas Colinas de Golã, o reino de Gesur é mencionado na Bíblia juntamente com o Reino de David. Foi finalmente anexada pelo rei Hazael, que governou o que hoje é a Síria moderna.

Rami Arav afirmou que a porta e outras descobertas encontradas na cidade antiga dão a ideia de que era possível que Salomão e David não tivessem sido os únicos reis do reino israelita nos seus respetivos tempos, mas sim chefes de grandes tribos de israelitas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “… A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu alimentar cinco pães e dois peixes”
    Conseguir alimentar cinco pães, deve ser bem mais difícil do que alimentar dois peixes.
    E que tal meus caros, ler os artigos antes de os publicar?
    ” A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas”

RESPONDER

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …