A porta da cidade bíblica onde Jesus terá vivido data da época do Rei David

Chmee2 / Wikimedia

Ruínas de Betsadia

Em julho de 2018, um grupo de 20 arqueólogos de várias nacionalidades descobriram na antiga cidade de Betsaida dos montes Golã, em Israel, as ruínas de uma grande porta que convidava a entrar na cidade bíblica de Zer.

“Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o Primeiro foi a cidade de Zer”, disse Rami Arav, professor na Universidade de Nebraska ao The Jerusalem Post, que cita o livro de Josué quando diz “As cidades fortificadas são Ziddim, Zer, Hammath, Rakkath, Kinneret”.

No início, a porta foi provisoriamente datada entre os anos 1.000 e 550 a.C. Agora, especialistas confirmaram que pertence ao tempo do rei David, entre os séculos XI e X a.C.

Dentro da cidade, nomeada várias vezes no Novo Testamento como a cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas, os arqueólogos, incluindo Chris Sinkinson, também descobriram um estela de pedra rara que remonta ao reino de Gesur, no século XI a.C.

A peça, que representa a imagem do seu deus lunar na forma de um touro, é a segunda dessas características encontradas em Betsaida e a sétima do mundo antigo, do sul da Turquia ao Egito.

Também localizado nas Colinas de Golã, o reino de Gesur é mencionado na Bíblia juntamente com o Reino de David. Foi finalmente anexada pelo rei Hazael, que governou o que hoje é a Síria moderna.

Rami Arav afirmou que a porta e outras descobertas encontradas na cidade antiga dão a ideia de que era possível que Salomão e David não tivessem sido os únicos reis do reino israelita nos seus respetivos tempos, mas sim chefes de grandes tribos de israelitas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “… A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu alimentar cinco pães e dois peixes”
    Conseguir alimentar cinco pães, deve ser bem mais difícil do que alimentar dois peixes.
    E que tal meus caros, ler os artigos antes de os publicar?
    ” A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas”

RESPONDER

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …