Porque é que sonhamos tanto com queda de dentes?

Há estranhos sonhos que temos e são mais comuns do que pensamos. Um deles envolve queda de dentes, por exemplo.

A natureza enigmática dos sonhos continua a intrigar os especialistas, uma vez que certos temas recorrentes confundem as pessoas durante o sono.

Um recente estudo conduzido pela Dream Moods e pela Ahrefs, uma plataforma de interpretação de sonhos online e um rastreador de tráfego de pesquisa, respetivamente, revelou detalhes sobre os sonhos mais procurados no Google.

Entre os sonhos mais frequentemente investigados, a perda de dentes surgiu como um tema predominante, captando a atenção de indivíduos em toda a América do Norte e Europa.

Claudia Picard-Deland, especialista em investigação psicológica e comunicação científica da Universidade de Montreal, salientou a intrigante prevalência de pesquisas sobre perda de dentes nos países industrializados do norte.

A investigadora especulou que este sonho poderia estar associado a um aumento da ansiedade, à irritação dentária durante o sono (ranger de dentes) ou mesmo ao clima mais frio, embora nenhuma prova concreta apoie estas hipóteses.

De acordo com um estudo de 2018 da National Library of Medicine, 39% das pessoas já tiveram sonhos que envolviam dentes a cair, partir ou deteriorar-se em algum momento das suas vidas.

Embora a investigação sugira uma associação entre este sonho e mudanças significativas na vida, as razões exactas de tais sonhos permanecem pouco claras, variando provavelmente de pessoa para pessoa.

Outro sonho comum que deixa as pessoas perplexas em todo o mundo são as cobras. No entanto, os dados da Dream Moods indicam que este sonho é mais frequente em regiões onde as cobras representam uma ameaça real, como a Ásia e partes da Oceânia.

Picard-Deland sugeriu que este facto poderia estar de acordo com a Teoria da Simulação da Ameaça, que argumenta que os sonhos evoluíram como um mecanismo de simulação e preparação para potenciais perigos, como o encontro com cobras.

Além disso, as cobras podem servir de metáforas com vários simbolismos e crenças culturais que podem explicar as diferenças na prevalência de sonhos entre diferentes nacionalidades.

Embora os dados revelem tópicos de sonhos populares que as pessoas pesquisam com frequência, não indicam necessariamente os sonhos mais comuns.

A prevalência destes temas típicos dos sonhos sugere a existência de mecanismos estáveis e universais que regem a formação dos sonhos.

No entanto, é necessária mais investigação para explorar estes temas em diferentes grupos etários e nacionalidades para aprofundar a nossa compreensão dos sonhos típicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.