Cientistas investigaram o porquê de os cães inclinarem a cabeça

Um novo estudo mostra que alguns cães, os que conseguem aprender os nomes dos seus brinquedos, inclinam a cabeça quando ouvem os seus donos a pedir um brinquedo.

Inclinar a cabeça é um dos movimentos assimétricos dos cães, mas nunca tinha sido estudado. Por isso, investigámos a frequência e a direção desse comportamento em resposta a uma vocalização verbal humana específica: quando o dono pede ao animal para trazer um brinquedo ao dizer o seu nome”, explicou, no comunicado publicado no site Phys.org, Andrea Sommese, da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria.

Os investigadores analisaram os vídeos recolhidos durante um estudo anterior, que mostrou que nem todos os cães podem aprender os nomes dos seus brinquedos, mesmo após três meses de treino intensivo. Muitos não foram capazes de aprender os nomes de apenas dois, enquanto outros conseguiram aprender vários sem aparente dificuldade: a quem chamaram de cães “capazes de aprender palavras”.

Para este estudo, o grupo de cientistas registou a presença (ou ausência) das inclinações de cabeça quando os donos pediam os brinquedos e também analisou o lado da inclinação. Os cães do segundo grupo inclinaram muitas vezes a cabeça ao ouvir o pedido do dono, enquanto os outros cães raramente o faziam.

Então, os investigadores decidiram observar as inclinações de cabeça apenas neste grupo restrito de cães durante duas outras experiências semelhantes, mas com mais brinquedos envolvidos. A equipa descobriu que o lado para o qual os cães inclinavam a cabeça era estável para cada um deles.

“Parece que há uma relação entre o sucesso em recuperar um brinquedo com nome e as inclinações frequentes da cabeça ao ouvi-lo. É por isso que sugerimos uma associação entre inclinar a cabeça e processar estímulos relevantes e significativos“, disse também Shany Dror, investigadora da mesma universidade que também participou na pesquisa.

No entanto, a investigadora quis destacar que o estudo em questão, publicado na semana passada na revista científica Animal Cognition, só investigou ass inclinações de cabeça “durante uma interação comunicativa muito específica”, ou seja, quando o dono pedia para ir buscar um brinquedo com nome.

“Portanto, é importante evitar pensar que apenas estes cães ‘capazes de aprender palavras’ inclinam a cabeça noutras situações não testadas neste estudo”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.