É um porco “Barbie” e foi descoberto nas profundezas do Pacífico

Já tinha sido avistado, mas esta foi a primeira vez que foi recolhido e fotografado. É uma de várias criaturas excêntricas encontradas na Zona Clarion-Clipperton, a cinco mil metros de profundidade.

Uma expedição à Zona Clarion-Clipperton, uma região geológica de fratura submarina do Oceano Pacífico, mostrou que há sempre algo mais a descobrir no que toca a animais marinhos.

A equipa de cientistas partilhou registos de criaturas excêntricas, como é o caso de um porco-do-mar diferente de tudo o que já vimos.

Ocasionalmente, os estranhos animais que habitam nas profundezas do mar captam a nossa atenção, já que o oceano ainda não foi totalmente explorado pelo ser humano. Longe disso: mais de 80% do oceano permanece desconhecido.

Organizada pelo National Oceanography Centre, a segunda Expedição Smartex, que decorreu entre 5 de fevereiro e 26 de março, levou a equipa de investigadores a profundidades de quatro a cinco mil metros abaixo da superfície do Pacífico Central, com o objetivo de obter registos dos animais que vivem na região.

A primeira expedição Smartex, há um ano, tinha já permitido a recolha e publicação em revistas científicas de fotografias de espécies pouco estudadas e até desconhecidas.

Os investigadores presumem que muitas destas espécies serão novidades para a ciência, porque, mesmo que já tenham sido avistadas antes, não foram registadas ou descritas formalmente.

Novas espécies

O próprio porco-do-mar, que se destaca pela sua tonalidade rosa que lhe valeu o apelido de “Barbie“, e pela forma inusitada do seu corpo apelidado de “unicumber”, já tinha sido observado em pesquisas anteriores, mas nunca tinha sido recolhido e fotografado em alta definição.

Os investigadores dizem que todos os espécimes recolhidos vão agora ser entregues  ao Museu de História Natural de Londres (NHM), onde serão identificados e estudados.

“Alguns poderão ser descritos como novas espécies, e muitos dos espécimes serão usados em pesquisas que analisam padrões de diversidade no fundo do mar nesta área”, afirmam os responsáveis pelas descobertas.

Além do porco-do-mar, uma das espécies relativamente novas para a ciência foi o peixe Rattail, uma vez que poucos exemplares de larvas jovens desta criatura foram recuperados para estudo.

Por agora, o que se sabe sobre esta espécie de peixe é que conta com sentidos apurados para caçar alimento nas profundezas do mar.

De acordo com a equipa de investigadores, a baixa densidade populacional da Zona Clarion-Clipperton tornou a pesquisa mais desafiante, uma vez que a distribuição dos animais era “bastante irregular”.

Mineração

A zona é também um local muito propício para a mineração em alto mar, outro interesse dos investigadores. As suas rochas contêm importantes metais preciosos.

Assim, além de descobrir o bizarro porco-do-mar e revelar novas espécies para a ciência, o grupo fez uma análise minuciosa das rochas.

Por agora, a expedição está limitada apenas a perceber se a perturbação do fundo do mar poderia ter uma influência negativa na sobrevivência da vida selvagem e dos ecossistemas. É uma longa jornada até que a extração possa, de facto, acontecer.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.