Alguns seres vivos deixam fósseis e outros não. É tudo uma questão de química

d.r. Brian Villmoare

Porque é que há criaturas que sabemos que existiram, mas não deixaram vestígios? E porque é que algumas perduram durante séculos? Um novo estudo explica.

A composição corporal de um animal, aquilo de que é feito, influencia por completo o facto de deixar ou não fóssil. E fósseis não são apenas ossos velhos — foram já descobertos tecidos moles como músculos, vísceras e até cérebros.

Uma equipa suíça decidiu desvendar o mistério, e realizou análises de simulação da decomposição de vários animais, desde camarões a vermes e estrelas-do-mar, através de experiências laboratoriais de alta tecnologia.

O estudo, publicado na Nature este mês, não só ajuda a explicar a natureza irregular do registo fóssil, como também oferecem uma visão valiosa sobre os processos químicos que moldam a vida antiga.

A investigadora Nora Corthésy ressalva na SciTechDaily que é possível perceber que uma espécie existiu sem observar o seu fóssil. “Se um animal se decompõe rapidamente, a sua ausência deve-se provavelmente a uma má preservação. Se se decompõe lentamente, é mais provável que a sua ausência seja ecológica, ou seja, uma verdadeira ausência do ecossistema original”, diz.

Os investigadores descobriram que os animais maiores e os que têm um maior teor de proteínas tendem a criar mais rapidamente condições redutoras (pobres em oxigénio), essenciais à fossilização.

“Sabemos também que fatores como a salinidade e a temperatura também desempenham um papel na preservação. Por exemplo, uma salinidade elevada pode aumentar o potencial de preservação de um organismo, uma vez que grandes quantidades de sal retardam a decomposição de uma forma semelhante às baixas temperaturas”, explica Corthésy.

“Isto significa que, na natureza, dois animais enterrados lado a lado podem ter destinos muito diferentes como fósseis, simplesmente devido a diferenças de tamanho ou de química corporal”, diz a cientista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.