Com 80% da população vacinada, Dinamarca levanta todas as restrições da covid-19

A alta taxa de vacinação da Dinamarca permitiu que o país se tornasse um dos primeiros da União Europeia (UE) a levantar todas as restrições para controlar a propagação da covid-19. Estas estiveram em vigor durante 548 dias.

A volta à normalidade tem sido gradual mas, a partir de sexta-feira, o passe digital – que comprova a vacinação – já não é obrigatório para entrar em bares, sendo esta a última restrição contra o vírus a ser levantada, avançou o Guardian.

Mais de 80% dos dinamarqueses com mais de 12 anos já tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus, levando o governo a declarar que a covid-19 já não é uma doença “socialmente crítica”.

“Não diria que é muito cedo. Abrimos a porta, mas também dissemos que podemos fechá-la, se necessário”, disse Søren Riis Paludan, professor de virologia da Universidade Aarhus. O ponto de inflexão na Dinamarca para começar a diminuir as restrições surgiu quando a maioria da faixa etária de 50 anos tomou as duas vacinas, indicou.

Desde 14 de agosto, o uso de máscara nos transportes públicos deixou de ser obrigatório. Os bares reabriram a 01 de setembro, altura em que foi retirado o limite de pessoas em reuniões públicas e deixou de ser obrigatória a apresentação do passe para entrar em restaurantes, ir a eventos desportivos, ginásios ou cabeleireiro.

No entanto, o uso de máscaras ainda é obrigatório nos aeroportos e aconselhado nos hospitais. O distanciamento continua a ser recomendado e as restrições de entrada no país ainda se aplicam aos estrangeiros.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Com 80% da população vacinada, Dinamarca levanta todas as restrições da covid-19

A alta taxa de vacinação da Dinamarca permitiu que o país se tornasse um dos primeiros da União Europeia (UE) a levantar todas as restrições para controlar a propagação da covid-19. Estas estiveram em vigor …

Bruxelas obriga Itália a recuperar 900 milhões de ajudas ilegais à Alitalia (e dá luz verde à nova companhia ITA)

A Comissão Europeia ordenou a Itália que recupere os 900 milhões de euros de ajudas estatais à transportadora aérea, após ter concluído que os auxílios são ilegais ao abrigo das regras da União Europeia. No …

Máscaras nas escolas. DGS lembra que documento de agosto "está em vigor"

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garantiu, esta sexta-feira, que o guia para as escolas sobre prevenção da transmissão do coronavírus no próximo ano letivo "está em vigor", remetendo as regras sobre uso de máscara para …

Mais de quatro mil alunos mudaram opções de acesso ao Superior

O número final de candidatos ao Ensino Superior público ultrapassa os 64 mil, após o reforço das vagas, e mais de quatro mil alunos mudaram as opções de acesso. "Na sequência do reforço de vagas do …

Apenas 14% dos idosos carenciados usam apoios para pagar medicamentos

Os benefícios adicionais de saúde, para pessoas mais velhas e carenciadas na compra de óculos, próteses dentárias removíveis e medicamentos, é utilizado por apenas 14% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI). Segundo noticiou o …

Mudança no cenário político. Islâmicos perdem eleições em Marrocos

O partido islâmico moderado que dominou o cenário político de Marrocos durante uma década perdeu as eleições de quarta-feira para um partido liderado por um dos oligarcas mais ricos do país. O partido Justiça e Desenvolvimento …

Task force apela à vacinação de 90 mil pessoas que não apareceram na segunda dose

A task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 apelou às 90 mil pessoas chamadas para a segunda dose que não apareceram para irem vacinar-se na modalidade Casa Aberta. Em comunicado, a task …

Jornalistas que cobriram protestos em Cabul espancados pelos talibãs

Esta quinta-feira, começaram a circular imagens de dois repórteres afegãos que foram detidos e severamente espancados pelos talibãs, por estarem a cobrir os protestos de mulheres de quarta-feira em Cabul. As fotografias de Taqi Daryabi, de …

Velório de Jorge Sampaio realiza-se este sábado. Funeral no domingo

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, a partir de sábado. O funeral realiza-se um dia depois. Numa conferência de imprensa esta tarde, …

Líbano forma novo Governo e encerra impasse político de 13 meses

O primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, e o Presidente, Michel Aoun, chegaram a acordo para um novo Governo, 13 meses após o último executivo se ter demitido na sequência da explosão no porto de Beirute. Segundo …