A população mundial começou, esta segunda-feira, a “gastar os recursos naturais” do próximo ano, como se estivesse a viver “a crédito”.
Todos os anos é apresentada uma estimativa sobre o dia em que é atingido o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para esse ano, ou seja, o “orçamento da natureza”, habitualmente designado como Overshoot Day.
De acordo com a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a população mundial já atingiu este ano esse orçamento e vai recorrer ao “cartão de crédito” ambiental – algo que tem acontecido cada vez mais cedo.
“Este ano foi a 8 de agosto, o ano passado foi a 13 de agosto, e o último ano em que conseguimos garantir que o uso de recursos ao longo do ano estava dentro dos limites, em equilíbrio com o planeta, foi em 1970″, salientou Susana Fonseca, da direção da Zero.
“Estamos a colocar uma pressão enorme sobre um planeta que é muito generoso e nos dá muitas condições. Mas se não tivermos cuidado podemos pôr em causa a nossa qualidade de vida”, alertou.
Portugal é um dos países que mais consome em relação à capacidade de produção, ou seja, está no grupo dos 35 países com maior défice ambiental em todo o Mundo, concluem os dados analisados pela associação ambientalista.
Isto não é novidade para o nosso país que, já há muitos anos, apresenta dificuldades na capacidade de fornecer os recursos naturais necessários às atividades desenvolvidas, mantendo uma pegada ecológica que excede em 160% a nossa biocapacidade.
BZR, ZAP
Chama-se a isto população a mais para terreno a menos!
dessa forma o mundo está com os dias contados, onde iremos parar se continuar assim?é triste, me dói ver isso