Ruínas de Pompeia mostram que os Romanos inventaram a reciclagem

Escavações revelam que o lixo deixado no exterior das muralhas da cidade de Pompeia não era apenas deitado fora. Os resíduos eram recolhidos, organizados e revendidos para depois serem usados, por exemplo, como materiais de construção.

Em declarações ao jornal The Guardian, a investigadora Allison Emmerson, que faz parte de uma equipa que trabalha em Pompeia, explica que o lixo foi empilhado ao longo de quase toda a parede externa no lado norte da cidade, entre outros locais.

Inicialmente, pensava-se que estes montes, alguns com vários metros de altura, tivessem sido formados quando um terramoto atingiu a cidade cerca de 17 anos antes de o vulcão ter entrado em erupção.



“Descobrimos que parte da cidade foi construída com lixo. As pilhas do lado de fora das muralhas não eram material que foi despejado para ser deitado fora. Estava a ser recolhido e classificado para ser revendido dentro de paredes”, explica Emmerson.

A investigadora, da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, e os restantes colegas usaram amostras do solo para rastrear o movimento de detritos pela cidade. “O solo que escavámos difere de acordo com o local onde o lixo foi deixado originalmente”.

“O lixo deitado noutros lugares como latrinas ou fossas deixa para trás um solo rico e orgânico. Por outro lado, os resíduos que se acumularam ao longo do tempo nas ruas ou em montes fora da cidade resultam num solo muito mais arenoso”.

“A diferença no solo permite-nos ver se o lixo foi gerado no local onde foi encontrado ou recolhido de outros lugares para ser reutilizado e reciclado”.

Algumas paredes, por exemplo, incluíam materiais reutilizados como pedaços de azulejo e ânforas quebradas, bem como pedaços de argamassa e gesso. “Quase todas essas paredes receberam uma camada final de gesso, para esconder a ‘confusão’ de materiais que estava dentro”, explica Emmerson.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se bem entendo Pompeia é território italiano e os romanos na altura vieram até cá e dominaram por toda ou quase toda a Europa, se já eram especialistas em reciclagem, hoje os seus descendentes italianos continuam a demonstrar qualidades na matéria ao enviarem-nos para cá o lixo fazendo de nós a lixeira da Europa com a conivência do poder político que por cá nos “governa”.

RESPONDER

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …