Poluição pode danificar o cérebro e contribuir para Alzheimer

Já se sabe que ambientes poluídos provocam dificuldades respiratórias, problemas cardíacos e até morte prematura. Agora, um novo estudo traz mais um motivo de alerta: as partículas de compostos de ferro oriundas da poluição do trânsito podem chegar ao cérebro.

Amostras do cérebro de corpos de pessoas que viveram e morreram na Cidade do México – um dos lugares mais poluídos do mundo e onde uma grande nuvem cinzenta paira no ar – foram analisados por um laboratório da Universidade de Lancaster, em Inglaterra.

Pequenas demais para serem vistas a olho nu, nanopartículas de um óxido de ferro chamado magnetita foram encontradas nos tecidos cerebrais. As amostras do México foram comparadas com o mesmo tipo de material recolhido em Manchester.

“Identificamos milhões de partículas de poluição no cérebro. Num grama de cérebro humano, haverá milhares de partículas. É um milhão de oportunidades para essas partículas provocarem danos nas células do cérebro”, explica a investigadora Barbara Maher, da Universidade de Lancaster.

A magnetita pode surgir naturalmente no cérebro em pequenas quantidades, mas as partículas ali formadas têm um formato irregular distinto.

Já as partículas identificadas no estudo são bastante mais numerosas e de formato diferente, arredondado e regular, características que somente poderiam ser criadas nas altas temperaturas de um motor de veículos ou sistema de travagem.

“É uma descoberta. É toda uma nova área para ser investigada e compreendida – se essas partículas de magnetita estão a causar ou a acelerar doenças neurodegenerativas”.

Trata-se de partículas inaladas – as maiores são travadas logo no nariz, mas as menores vão parar aos pulmões e à corrente sanguínea. As minúsculas podem-se ligar aos nervos e seguir diretamente para o cérebro, onde foram encontradas neste estudo.

Uma forte suspeita ainda não comprovada empiricamente é que essas partículas são capazes de quebrar ligações entre as células cerebrais, precisamente como acontece em doenças como o Alzheimer. Apesar de o estudo não provar que a poluição no cérebro causa doenças de forma automática, essa possibilidade não está descartada.

As conclusões do estudo foram publicadas na Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Este estudo mostra pela primeira vez que as partículas da poluição podem parar no cérebro. Isto é obviamente muito importante, mas ainda não há provas do papel delas no Alzeihmer”, sublinha Clare Walton, da organização Alzheimer Society.

“As causas da demência são complexas e até hoje não houve pesquisas suficientes para dizer se viver em cidades ou áreas poluídas aumenta o risco da doença”, salienta.

Clare Walton reforça que algumas formas práticas de reduzir os riscos de desenvolver demência incluem exercícios regulares, uma dieta saudável e evitar o fumo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …