Poluição coloca Pequim em alerta vermelho

Leo Fung / Flickr

-

Esta é a primeira vez que a capital chinesa emite um alerta vermelho, o nível mais elevado, devido à poluição que se faz sentir na cidade.

Pequim emitiu esta segunda-feira um alerta vermelho devido à poluição atmosférica. Esta é a primeira vez que a capital chinesa entra no nível de alerta mais elevado, segundo a agência Xinhua, citada pela BBC.

Apesar de os níveis de poluição atuais estarem mais baixos do que os da semana passada, as autoridades esperam que os próximos três dias sejam de nevoeiro denso.

O alerta entra em vigor a partir desta terça de manhã, às 07h00 locais, e vai durar até ao 12h00 da próxima quinta-feira, dia em que se espera que uma frente fria chegue e limpe o nevoeiro.

Enquanto esta situação se mantiver, as escolas vão fechar, a construção vai parar e a circulação rodoviária vai ter algumas restrições.

Esta situação acontece numa altura em que decorre a Conferência do Clima, em Paris, na qual o chefe de estado chinês, Xi Jinping, se encontra presente.

Na passada quarta-feira, durante a mesma conferência, o país anunciou a intenção de reduzir em 60% as emissões dos “principais poluentes” das suas fábricas de carvão até 2020, modernizando as estruturas.

Considerado o país mais poluidor do mundo, a situação tem vindo a agravar-se nos últimos tempos, com muitas pessoas a tentar alertar consciências para este grave fenómeno.

Caso disso foi o artista Nut Brother que, no início deste mês, apresentou o seu tijolo feito de poluição com o ar aspirado de Pequim.

O artista passou 100 dias a aspirar as ruas da capital chinesa, durante cerca de quatro horas diárias, com um aspirador industrial de 1.000 watts e, com a poeira recolhida do ar misturada com argila, criou o famoso tijolo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …