Poluição coloca Pequim em alerta vermelho

Leo Fung / Flickr

-

Esta é a primeira vez que a capital chinesa emite um alerta vermelho, o nível mais elevado, devido à poluição que se faz sentir na cidade.

Pequim emitiu esta segunda-feira um alerta vermelho devido à poluição atmosférica. Esta é a primeira vez que a capital chinesa entra no nível de alerta mais elevado, segundo a agência Xinhua, citada pela BBC.

Apesar de os níveis de poluição atuais estarem mais baixos do que os da semana passada, as autoridades esperam que os próximos três dias sejam de nevoeiro denso.

O alerta entra em vigor a partir desta terça de manhã, às 07h00 locais, e vai durar até ao 12h00 da próxima quinta-feira, dia em que se espera que uma frente fria chegue e limpe o nevoeiro.

Enquanto esta situação se mantiver, as escolas vão fechar, a construção vai parar e a circulação rodoviária vai ter algumas restrições.

Esta situação acontece numa altura em que decorre a Conferência do Clima, em Paris, na qual o chefe de estado chinês, Xi Jinping, se encontra presente.

Na passada quarta-feira, durante a mesma conferência, o país anunciou a intenção de reduzir em 60% as emissões dos “principais poluentes” das suas fábricas de carvão até 2020, modernizando as estruturas.

Considerado o país mais poluidor do mundo, a situação tem vindo a agravar-se nos últimos tempos, com muitas pessoas a tentar alertar consciências para este grave fenómeno.

Caso disso foi o artista Nut Brother que, no início deste mês, apresentou o seu tijolo feito de poluição com o ar aspirado de Pequim.

O artista passou 100 dias a aspirar as ruas da capital chinesa, durante cerca de quatro horas diárias, com um aspirador industrial de 1.000 watts e, com a poeira recolhida do ar misturada com argila, criou o famoso tijolo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …