Políticos japoneses sentiram na pele as dificuldades de uma gravidez

(dr) Kyushu Yamaguchi Work Life Promotion Campaign

-

Os japoneses são dos homens que menos ajudam em casa, segundo um relatório da OCDE. Três políticos ficaram grávidos por uns dias para mudar essa mentalidade.

Para incentivar os homens japoneses a ajudar mais em casa, três governantes do país aceitaram ser os protagonistas de uma nova campanha muito especial.

O vídeo mostra os políticos japoneses vestidos com barrigas falsas a realizar tarefas do dia-a-dia como, por exemplo, a apanhar o autocarro, a fazer compras ou a descer escadas sozinhos.

Enquanto isso, sempre com a pequenina diferença de transportar 7,3 quilos a mais, o peso do colete que vestiam e que equivale a uma gravidez de aproximadamente sete meses.

Lançado na semana passada, o vídeo faz parte de uma campanha da “Kyushu Yamaguchi Work Life Promotion”, que pretende encorajar os japoneses, geralmente viciados no trabalho, a ter uma vida mais equilibrada e ajudar mais nas tarefas domésticas.

“O colete arrasta-se pelos nossos ombros e pelas costas”, afirma Shunji Kono, governador de Miyazaki que participa na iniciativa, citado pelo The Japan Times.

“Agora percebo como é difícil carregar um bebé e realizar tarefas domésticas ao mesmo tempo. Tenho de ser mais amável”, acrescenta o político de 52 anos e pai de três filhos.

Segundo um relatório da OCDE, realizado em 2014, os homens japoneses são dos que menos ajudam quando chega a hora de “pôr a mão na massa” em casa.

De acordo com os resultados da análise, enquanto uma mulher dedica cinco horas do seu tempo com a lide doméstica, o homem gasta apenas uma.

“Eu realmente não percebia. Agora já sei como é que a minha mulher se sentiu durante tantos meses. Estou muito grato pela experiência”, diz ainda Tsugumasa Muraoka, governador de Yamaguchi.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …

Brasil pagou anúncios em sites investigados por publicar notícias falsas, avança O Globo

O Governo brasileiro publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por divulgar notícias falsas, avança o jornal O Globo. O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por …

A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para …

Cidade japonesa propõe nova lei que proíbe uso do telemóvel enquanto se caminha

O Governo da cidade de Yamato, no Japão, propôs uma nova lei para proibir os pedestres de olhar para os seus telemóveis enquanto caminham nas ruas. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir de …

Só 2% dos portugueses contam passar férias fora do país

Segundo uma sondagem da Pitagórica, a maioria dos portugueses está a evitar marcar férias a longo prazo, devido à pandemia de covid-19. A pandemia de covid-19 veio alterar os planos da grande maioria dos portugueses. De …

"O medo vai sempre existir". Um dos poucos países sem covid-19 autoriza regresso de 143 cidadãos

Palau, que tem mais de 500 ilhas e cerca de 18 mil habitantes, é um dos poucos lugares do mundo onde não foram registados casos de covid-19. Agora, o país vai permitir que 143 cidadãos …