Políticos franceses dormem com sem-abrigo que enfrentam onda de frio

Na semana passada, 50 membros do Parlamento francês passaram a noite ao relento, com o objetivo de sensibilizar os franceses para a situação dos sem-abrigo durante a frente fria que assola o país.

Há algumas semanas, a Europa enfrenta uma forte frente fria vinda da Sibéria. De modo a alertar para o crescente número de pessoas em situação de sem-abrigo, 50 membros do Parlamento francês da região de Ile-de-France passaram a noite ao relento.

É insuportável ver as pessoas a viver e a dormir na rua. Não podemos permitir que isto aconteça. Queremos que isto acabe. Para fazer isso, exigimos a aquisição de edifícios vazios”, disse Mama Sy, assessora do chefe de administração municipal de Etampes.

“Isto não é sobre o erro de um ou outro funcionário – todos nós falhamos e devemos acabar com esta situação desumana”, referiu ainda a responsável pela iniciativa apelidada de #NinguémFora, em entrevista ao Le Parisien.

Pelo menos 13 pessoas em situação de sem-abrigo morreram em Etampes desde o início do ano, número que agora deverá rondar as duas dezenas.

Apesar de alta, esta contagem é incompleta dado que algumas organizações apenas incluem os sem-abrigo que morreram em hospitais ou em atendimentos de emergência. Por isso, o número real deverá ser muito superior.

Os políticos procuram, desta forma, sensibilizar e consciencializar a população francesa para este problema, quer através de declarações pronunciadas, quer por meio de ações públicas.

Em setembro de 2017, o presidente francês, Emmanuel Macron, declarou: “nenhum homem deve permanecer nas ruas até do final do ano”. O objetivo ainda não foi cumprido.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.