Políticos franceses dormem com sem-abrigo que enfrentam onda de frio

Na semana passada, 50 membros do Parlamento francês passaram a noite ao relento, com o objetivo de sensibilizar os franceses para a situação dos sem-abrigo durante a frente fria que assola o país.

Há algumas semanas, a Europa enfrenta uma forte frente fria vinda da Sibéria. De modo a alertar para o crescente número de pessoas em situação de sem-abrigo, 50 membros do Parlamento francês da região de Ile-de-France passaram a noite ao relento.

É insuportável ver as pessoas a viver e a dormir na rua. Não podemos permitir que isto aconteça. Queremos que isto acabe. Para fazer isso, exigimos a aquisição de edifícios vazios”, disse Mama Sy, assessora do chefe de administração municipal de Etampes.

“Isto não é sobre o erro de um ou outro funcionário – todos nós falhamos e devemos acabar com esta situação desumana”, referiu ainda a responsável pela iniciativa apelidada de #NinguémFora, em entrevista ao Le Parisien.

Pelo menos 13 pessoas em situação de sem-abrigo morreram em Etampes desde o início do ano, número que agora deverá rondar as duas dezenas.

Apesar de alta, esta contagem é incompleta dado que algumas organizações apenas incluem os sem-abrigo que morreram em hospitais ou em atendimentos de emergência. Por isso, o número real deverá ser muito superior.

Os políticos procuram, desta forma, sensibilizar e consciencializar a população francesa para este problema, quer através de declarações pronunciadas, quer por meio de ações públicas.

Em setembro de 2017, o presidente francês, Emmanuel Macron, declarou: “nenhum homem deve permanecer nas ruas até do final do ano”. O objetivo ainda não foi cumprido.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …