Polícias em protesto derrubam barreiras de segurança em frente ao Parlamento

Zanthia / Flickr

-

A Polícia de Segurança Pública reforçou o cordão de segurança junto à escadaria do parlamento, para onde convergiram as forças e serviços de segurança em protesto contra os cortes salariais.

O cordão de segurança foi reforçado após manifestantes terem derrubado as grades de proteção, na parte lateral da escadaria, tendo chegado um novo reforço do Corpo de Intervenção.

Elementos do Corpo de Intervenção (CI), que se encontravam na terceira linha de segurança, ocorreram rapidamente ao local e formaram a primeira barreira, compacta.

A PSP colocou no local um grupo de cinco equipas cinotécnicas.

O subintendente da Polícia de Segurança Pública, Paulo Flor, não revelou à agência Lusa o número de efetivos – entre elementos do Secção de Intervenção Rápida (SIR) e Corpo de Intervenção (CI) – destacados para a Assembleia da República, mas constata-se que estão mais agentes do que em manifestações anteriores, incluindo a de 21 de novembro de 2013.

Paulo Flor adiantou, todavia, que o perímetro de segurança não foi alargado, estando os agentes em serviço dispostos ao longo do jardim que ladeia a escadaria do parlamento, reforçado com duas filas de polícias do SIR, antes dos dos elementos do CI.

O cortejo chegou ao parlamento pouco minutos depois das 20:00.

Dez feridos e dois identificados na manifestação

Dez feridos e duas pessoas identificadas por desacatos é o resultado da manifestação de hoje dos profissionais das forças e serviços de segurança que terminou na Assembleia da República.

O porta-voz do comando metropolitano de Lisboa, comissário Rui Costa, adiantou aos jornalistas que as pessoas identificadas por desacatos e eventuais infrações poderão ser objeto de processo criminais.

“Foram identificados dois indivíduos que poderão levar processos crimes”, disse.

O porta-voz do Cometlis adiantou também que dez pessoas, seis polícias e quatro manifestantes, foram assistidas pelo INEM no local.

Os dois manifestantes feridos tiveram posteriormente de ser transportados para o hospital, mas com ferimentos ligeiros.

O comissário da PSP disse ainda que “houve um enorme esforço da PSP ao longo da semana no planeamento e execução durante a manifestação para a contenção e garantia da segurança de todos manifestantes e da Assembleia da República”.

Garantiu também que, da parte da PSP, “durante o policiamento foram tomadas as medidas adequadas”.

Questionado pelos jornalistas sobre a subida de alguns degraus da escadaria frontal do parlamento por parte de vários manifestantes, Rui Costa afirmou que a PSP recuou um passo atrás para dar dois à frente, garantindo que não houve tratamento diferenciado pelo facto de serem elementos das forças de segurança.

“Não há na Constituição diferenças entre cidadãos portugueses”, afirmou.

O porta-voz da polícia considerou que “houve uma adequação dos meios policiais ao policiamento de milhares de manifestantes”.

Entretanto, fonte da PSP disse à agência que foram mobilizadas todas as equipas de intervenção rápida das divisões de Cascais, Loures, Odivelas, Sintra e Amadora e mais uma de Setúbal.

Para fazer o policiamento junto da AR estiveram também elementos do Corpo de Intervenção de Lisboa, Porto e Faro além de equipas cinotécnicas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …