“Escumalha”. Polícias do Capitólio ameaçados e ofendidos por apoiantes de Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

Apoiantes de Donald Trump invadem o edifício do Capitólio, em Washington, EUA

Os quatro polícias norte-americanos que testemunharam na principal comissão de inquérito do Congresso dos EUA sobre a invasão do Capitólio, foram ridicularizados nos canais de televisão ligados à direita radical e dizem que receberam ameaças de apoiantes de Donald Trump.

Numa entrevista ao CNN, o agente Michael Fanone, da polícia de Washington D.C., divulgou uma mensagem de áudio que diz ter recebido no seu telemóvel na terça-feira, no momento em que respondia às perguntas da comissão especial da Câmara dos Representantes dos EUA.

Na gravação ouvem-se várias ofensas ao polícia, e o autor pergunta a Michael Fanone se está a tentar vencer um Emmy ou um Óscar, sugerindo que os testemunhos dos agentes não foram verdadeiros.

És um mentiroso de m… Então e a escumalha dos pretos que andaram a destruir, a queimar e a roubar as nossas cidades e a agredir polícias e a matar civis? Não dizes nada sobre isso, c…?”, ouve-se na gravação.

“Quem me dera que vos tivessem matado a todos no Capitólio, porque vocês são todos uma escumalha. Eles roubaram a eleição ao Trump e vocês sabem isso. É pena que não te tenham espancado ainda mais. És um maricas de m…”

Michael Fanone, de 40 anos, entrou para a polícia na sequência dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 e passou grande parte da carreira a investigar o tráfico de droga e a criminalidade violenta em Washington D.C.

Na terça-feira, na comissão de inquérito, contou que foi espancado e submetido a vários choques com uma arma durante a invasão do Capitólio.

Fanone contou ainda que ouviu os atacantes a dizerem que o iam matar com a sua própria arma. As agressões puseram-no inconsciente e, já no hospital, os médicos disseram-lhe que tinha sofrido um ataque cardíaco.

Embora sejam muitos os relatos de agressões violentas, os canais que sempre apoiaram o ex-Presidente dos EUA desvalorizaram as acusações dos agentes e retrataram-nos perante milhões de telespectadores como atores pagos para prejudicarem Donald Trump e o Partido Republicano, escreve o Público.

Para além de Michael Fanone, a comissão de inquérito ouviu também os agentes Daniel Hodges. Aquilino Gonell e Harry Dunn, um afro-americano que integra a polícia do Capitólio e que diz ter sido alvo de agressões e insultos racistas.

A comissão de inquérito que está a investigar a invasão do Capitólio foi criada por iniciativa da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

No dia 6 de Janeiro, milhares de apoiantes de Donald Trump marcharam até ao Capitólio depois de terem assistido a um discurso do então Presidente dos EUA junto à Casa Branca, onde lhes foi pedido que impedissem “o roubo” e que não desistissem de “lutar” contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …