Polícias alemães suspensos por envolvimento em redes neonazis. Imagens têm conteúdo “repugnante”

Friedemann Vogel / EPA

Herbert Reul, ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, entre polícias

As autoridades alemãs suspenderam hoje 29 polícias suspeitos de difundirem propaganda de extrema-direita em grupos de conversação telefónica na rede WhatsApp. As fontes oficiais explicaram que esta rede estava ativa há vários anos.

As buscas foram realizadas em 34 localidades, incluindo em postos de polícia e apartamentos privados na zona industrial do Reno, disse Herbert Reul, o ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália.

O material inclui a “mais louca e repugnante agitação neonazi, racista e anti-refugiados”, disse o ministro. Os documentos apreendidos incluem fotografias de Adolf Hitler, suásticas, montagens fotográficas de refugiados em câmaras de gás nos campos de concentração nazis ou de disparos contra pessoas de raça negra.

O material era distribuído em pelo menos cinco grupos de WhatsApp, através de telemóveis, por um número considerável de polícias. Um dos grupos surgiu em 2012 e o que contém mais imagens foi criado mais recentemente, em 2015. A mensagem neonazi mais recente data do passado dia 27 de agosto.

A maior parte dos polícias alegadamente envolvidos na rede de mensagens neonazis são da zona do Reno e de Muelheim. Os 29 indivíduos, que pertencem ao corpo de polícia alemão, foram suspensos e estão a ser alvo de processos disciplinares.

Este caso denuncia mais uma vez o neonazismo no seio das forças policiais alemãs. Ainda assim as chefias têm desvalorizado o assunto ao longo dos últimos anos, em que se verifica um aumento dos movimentos de extrema-direita no país.

Em julho, Horst Seehofer, oficial de topo ao nível federal alemão, rejeitou iniciar investigações sobre a proliferação do racismo na polícia da Alemanha, argumentado que não se tratava de um “problema estrutural”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nada de surpreendente, quem conhecer aquele país( como eu tive a infelicidade de conhecer), já sabe como aquilo funciona, e é isto o líder da europa dita civilizada, próspera, tolerante, inclusiva, anti-racista, anti-xenófoba, blá, blá, blá, blá….agora veio-me à memória aquela canção da fadista Cuca Roseta…BALELAS!

RESPONDER

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …