Polícias alemães suspensos por envolvimento em redes neonazis. Imagens têm conteúdo “repugnante”

Friedemann Vogel / EPA

Herbert Reul, ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, entre polícias

As autoridades alemãs suspenderam hoje 29 polícias suspeitos de difundirem propaganda de extrema-direita em grupos de conversação telefónica na rede WhatsApp. As fontes oficiais explicaram que esta rede estava ativa há vários anos.

As buscas foram realizadas em 34 localidades, incluindo em postos de polícia e apartamentos privados na zona industrial do Reno, disse Herbert Reul, o ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália.

O material inclui a “mais louca e repugnante agitação neonazi, racista e anti-refugiados”, disse o ministro. Os documentos apreendidos incluem fotografias de Adolf Hitler, suásticas, montagens fotográficas de refugiados em câmaras de gás nos campos de concentração nazis ou de disparos contra pessoas de raça negra.

O material era distribuído em pelo menos cinco grupos de WhatsApp, através de telemóveis, por um número considerável de polícias. Um dos grupos surgiu em 2012 e o que contém mais imagens foi criado mais recentemente, em 2015. A mensagem neonazi mais recente data do passado dia 27 de agosto.

A maior parte dos polícias alegadamente envolvidos na rede de mensagens neonazis são da zona do Reno e de Muelheim. Os 29 indivíduos, que pertencem ao corpo de polícia alemão, foram suspensos e estão a ser alvo de processos disciplinares.

Este caso denuncia mais uma vez o neonazismo no seio das forças policiais alemãs. Ainda assim as chefias têm desvalorizado o assunto ao longo dos últimos anos, em que se verifica um aumento dos movimentos de extrema-direita no país.

Em julho, Horst Seehofer, oficial de topo ao nível federal alemão, rejeitou iniciar investigações sobre a proliferação do racismo na polícia da Alemanha, argumentado que não se tratava de um “problema estrutural”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nada de surpreendente, quem conhecer aquele país( como eu tive a infelicidade de conhecer), já sabe como aquilo funciona, e é isto o líder da europa dita civilizada, próspera, tolerante, inclusiva, anti-racista, anti-xenófoba, blá, blá, blá, blá….agora veio-me à memória aquela canção da fadista Cuca Roseta…BALELAS!

RESPONDER

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …