Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

1

W0zny / Wikimedia

Sergei Torop, ou Vissarion

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial.

De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e mascarados, detiveram Sergei Torop, conhecido pelos seus seguidores por Vissarion, na região de Krasnoyarsk, na Sibéria, onde instalou uma comunidade.

O antigo polícia de trânsito, de 59 anos, fundador da Igreja do Último Testamento, há três décadas, vai ser acusado de gerir uma organização religiosa ilegal. As autoridades russas alegam que este culto extorquiu seguidores e sujeitou-os a abusos emocionais, acrescenta o jornal britânico.

Segundo o jornal online The Moscow Times, para além de Torop, que diz ser a reencarnação de Jesus, também foram detidos dois dos seus auxiliares, Vadim Redkin e Vladimir Vedyornikov.

Vissarion fundou o movimento no início dos anos 90, após a queda da União Soviética, época em que se verificou um certo vazio ideológico. Desde então, cerca de quatro mil “Vissarionites”, como são conhecidos, vivem em 20 assentamentos rurais no sul da Sibéria, conta o jornal digital.

O grupo mais devoto deste culto, composto por cerca de 300 pessoas, onde se encontra também o seu fundador, vive no topo de uma colina remota à qual chamou “Casa do Amanhecer”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.