/

Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

7

(cv)

Derek Chauvin, o agente da polícia que matou George Floyd.

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três outros agentes que o acompanhavam, noticiou a imprensa local.

O jornal norte-americano Star Tribune lembrou que o agente Derek Chauvin, despedido a 26 de maio, um dia depois do incidente, foi inicialmente acusado de homicídio em terceiro grau e homicídio involuntário em segundo grau, enquanto os três restantes policiais tinham sido demitidos também no mesmo dia, mas sem pendência de acusações.

O Star Tribune, que cita múltiplas fontes, referiu que o Procurador-Geral do Minesota, Keith Ellison, agravou a acusação contra Chauvin e também acusou os agentes Thomas Lane, J. Kueng e Tou Thao por apoio e incentivo ao homicídio.

A acusação de Chauvin, explica o jornal Público, passou de homicídio por negligência para homicídio simples, considerando o Ministério Público que o polícia teve a intenção de matar o afro-americano George Floyd, embora não o tenha premeditado.

A família de Floyd e os milhares de manifestantes que continuam a protestar contra a morte do afro-americano têm repetidamente exigido acusações contra os quatro agentes.

Positivo para a covid-19

Uma autópsia completa a George Floyd foi divulgada esta quarta-feira e fornece novos detalhes, entre eles que o afro-americano teve Covid-19 em abril.

O relatório de 20 páginas divulgado pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin foi divulgado com a permissão da família e depois do médico legista ter revelado conclusões sumárias na segunda-feira, concluindo que Floyd teve um ataque cardíaco ao ser imobilizado pela polícia e classificando a sua morte a 25 de maio de homicídio.

O relatório revelou que Floyd testou positivo para a covid-19 a 3 de abril, mas que parecia assintomático. No relatório também se observa que os pulmões de Floyd pareciam saudáveis, mas apresentava um estreitamento das artérias no coração.

O anterior relatório, mais resumido, listou intoxicação por fentanil (um opiáceo) e uso recente de metanfetaminas, mas sem relacionar este dado com a causa de morte.

As notas de rodapé do relatório completo observaram que os sinais de toxicidade do fentanil podem incluir “depressão respiratória grave” e convulsões.

Floyd morreu a 25 de maio

Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu a 25 de maio, em Mineápolis, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem. Pelo menos 9.000 mil pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido. A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

ZAP //

7 Comments

  1. Quer dizer, o Sr. Floyd, com mulher e filha, andava a meter notas falsas no sistema, sabendo de ante-mão que estava a cometer um crime, não pensou que tinha uma criança para sustentar, e que estando a cometer um crime podia ser morto. E agora andam “infiltrados” a queimar carros de pessoas inocentes, e a pilhar lojas. Ao menos deixaram de falar no coronavirus. Um dia assisti a um filme de um tipo que meteu uma nota falsa num supermercado e levou uma valente tareia do proprietario, se morresse, claro que a culpa era do proprietario. Hipocrisia de merda, é o que é!

    • Mas desde quando é que o Sr. Derek Chauvin é juiz e executor de pena? Desde quando é que qualquer policia (independente de onde está ou trabalha) fica na posse de executar publicamente alguém por ter cometido um qualquer crime? Não lhe bastava ter imobilizado o individuo e leva-lo á presença do juiz para que fosse decretada a pena? Por ser policia deveria ter mais consciência do ato que estava a cometer e deve, obviamente, ser exemplarmente julgado (por um juiz).

      • Não é juiz nem executor: è um estúpido de merda que cometeu um crime. E o Sr Floyd é outro, por ter pensado só nele quando cometeu o crime. Mas desde quando é que se pode chamar de racista ou fazer disto um crime racial, se não está provado que o polícia em questão agiu motivado por questão de racismo? esqueceu-se de dar a sua opinião acerca dos que pilham e roubam…

    • Que confusão vai nessa cabecinha limitada!…
      Ele não estava a cometer qualquer crime quando foi morto por um criminoso cobarde!
      O outros animais que andam a destruir tudo é que, se morrerem durante a práctica dos crimes que andam a cometer contra bens públicos e privados, não se perde nada!…

  2. O facto do polícia ser criminoso e a sua atitude ser totalmente condenável não faz do Floyd um santo. E parece que todos se estão a esquecer disto. O polícia tem de ser preso. É um criminoso.
    O Floyd foi vítima de um crime cometido pela polícia.
    Agora virem com entrevistas a familiares e amigos de infância a dizer que o homem era um santinho. Vão lá com calma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.