Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

(cv)

Derek Chauvin, o agente da polícia que matou George Floyd.

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três outros agentes que o acompanhavam, noticiou a imprensa local.

O jornal norte-americano Star Tribune lembrou que o agente Derek Chauvin, despedido a 26 de maio, um dia depois do incidente, foi inicialmente acusado de homicídio em terceiro grau e homicídio involuntário em segundo grau, enquanto os três restantes policiais tinham sido demitidos também no mesmo dia, mas sem pendência de acusações.

O Star Tribune, que cita múltiplas fontes, referiu que o Procurador-Geral do Minesota, Keith Ellison, agravou a acusação contra Chauvin e também acusou os agentes Thomas Lane, J. Kueng e Tou Thao por apoio e incentivo ao homicídio.

A acusação de Chauvin, explica o jornal Público, passou de homicídio por negligência para homicídio simples, considerando o Ministério Público que o polícia teve a intenção de matar o afro-americano George Floyd, embora não o tenha premeditado.

A família de Floyd e os milhares de manifestantes que continuam a protestar contra a morte do afro-americano têm repetidamente exigido acusações contra os quatro agentes.

Positivo para a covid-19

Uma autópsia completa a George Floyd foi divulgada esta quarta-feira e fornece novos detalhes, entre eles que o afro-americano teve Covid-19 em abril.

O relatório de 20 páginas divulgado pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin foi divulgado com a permissão da família e depois do médico legista ter revelado conclusões sumárias na segunda-feira, concluindo que Floyd teve um ataque cardíaco ao ser imobilizado pela polícia e classificando a sua morte a 25 de maio de homicídio.

O relatório revelou que Floyd testou positivo para a covid-19 a 3 de abril, mas que parecia assintomático. No relatório também se observa que os pulmões de Floyd pareciam saudáveis, mas apresentava um estreitamento das artérias no coração.

O anterior relatório, mais resumido, listou intoxicação por fentanil (um opiáceo) e uso recente de metanfetaminas, mas sem relacionar este dado com a causa de morte.

As notas de rodapé do relatório completo observaram que os sinais de toxicidade do fentanil podem incluir “depressão respiratória grave” e convulsões.

Floyd morreu a 25 de maio

Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu a 25 de maio, em Mineápolis, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem. Pelo menos 9.000 mil pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido. A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer, o Sr. Floyd, com mulher e filha, andava a meter notas falsas no sistema, sabendo de ante-mão que estava a cometer um crime, não pensou que tinha uma criança para sustentar, e que estando a cometer um crime podia ser morto. E agora andam “infiltrados” a queimar carros de pessoas inocentes, e a pilhar lojas. Ao menos deixaram de falar no coronavirus. Um dia assisti a um filme de um tipo que meteu uma nota falsa num supermercado e levou uma valente tareia do proprietario, se morresse, claro que a culpa era do proprietario. Hipocrisia de merda, é o que é!

    • Mas desde quando é que o Sr. Derek Chauvin é juiz e executor de pena? Desde quando é que qualquer policia (independente de onde está ou trabalha) fica na posse de executar publicamente alguém por ter cometido um qualquer crime? Não lhe bastava ter imobilizado o individuo e leva-lo á presença do juiz para que fosse decretada a pena? Por ser policia deveria ter mais consciência do ato que estava a cometer e deve, obviamente, ser exemplarmente julgado (por um juiz).

      • Não é juiz nem executor: è um estúpido de merda que cometeu um crime. E o Sr Floyd é outro, por ter pensado só nele quando cometeu o crime. Mas desde quando é que se pode chamar de racista ou fazer disto um crime racial, se não está provado que o polícia em questão agiu motivado por questão de racismo? esqueceu-se de dar a sua opinião acerca dos que pilham e roubam…

    • Que confusão vai nessa cabecinha limitada!…
      Ele não estava a cometer qualquer crime quando foi morto por um criminoso cobarde!
      O outros animais que andam a destruir tudo é que, se morrerem durante a práctica dos crimes que andam a cometer contra bens públicos e privados, não se perde nada!…

  2. O facto do polícia ser criminoso e a sua atitude ser totalmente condenável não faz do Floyd um santo. E parece que todos se estão a esquecer disto. O polícia tem de ser preso. É um criminoso.
    O Floyd foi vítima de um crime cometido pela polícia.
    Agora virem com entrevistas a familiares e amigos de infância a dizer que o homem era um santinho. Vão lá com calma.

RESPONDER

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …