Polícia prende um dos criadores do jogo Baleia Azul na Rússia

O “administrador” do jogo de suicídio “Blue Whale” foi rastreado pela polícia, que após a investigação o identificou como sendo um carteiro de Moscovo – que admitiu já ter mais de 30 estudantes sob seu domínio.

O alegado criador da Baleia Azul, Ilya Sidorov, de 26 anos, admite ter concebido e colocado em prática nas redes sociais o “desafio”, que dá aos jovens participantes uma série de desafios cada vez mais arriscados – terminando nos seus próprios suicídios.

A polícia interrogou Sidorov por ter alegadamente ordenado a uma menina de 13 anos, na aldeia remota de Yetkul, que saltasse para a linha quando passava um comboio de passageiros.

A menina tinha sido levada para um hospital com cortes nos braços, no que aparentava ser uma tentativa de suicídio. Sidorov terá ordenado à adolescente, como um dos desafios da Baleia Azul, que desenhasse uma baleia azul num dos braços e que se mutilasse.

Sidorov terá cedido durante o interrogatório, admitindo que “administra” um dos grupos de desafios do Baleia Azul. O alegado criador do desafio foi então detido e transferido para Chelyabinsk, nos Urais, onde enfrenta acusações de incitação à morte da estudante.

Uma porta-voz da polícia adiantou que os telemóveis, um tablet e vários cartões SIM em posse de Sidorov foram apreendidos como provas.

“O suspeito admitiu ser o administrador de um grupo de suicídios com cerca de 30 membros, todos menores de idade, a quem atribuía tarefas com o objectivo de se ferirem – e em última instância, suicidarem” disse a porta-voz.

Sidorov não foi o único “administrador” detido. Também Philipp Budeikin, de 21 anos, foi preso pela polícia russa, e está a ser investigado no âmbito de acusações de instigar 16 jovens em idade escolar a suicidarem-se.

O desafio da Baleia Azul herdou o seu nome a partir da forma como as baleias azuis (Balaenoptera musculus) encalham na praia, aparentemente de forma deliberada, para se suicidarem. A popularidade do desafio espalhou-se para fora da Rússia, com relatos de tentativas de suicídio relacionadas com o jogo em diversos países – incluindo Portugal.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …