Polícia nigeriana liberta 259 pessoas de instituição islâmica

(dr) Nigeria Police

A polícia nigeriana libertou 259 pessoas de um centro de reabilitação islâmico na cidade de Ibadan, informou a polícia na terça-feira, elevando o número de resgatados de instituições abusivas desde setembro para quase 1.500.

Segundo noticiou a Reuters, imagens do canal de televisão local TVC, tiradas depois que os cativos foram libertados, mostravam um grupo de jovens e adolescentes. Muitos estavam magros. Uma criança também estava no grupo. “Nós comemos uma refeição por dia”, disse Olalekan Ayoola, contando que a comida não era adequada para “um cão comer”.

A Nigéria lançou uma ofensiva contra escolas e centros de reabilitação islâmicos informais no final de setembro, depois que um homem recebeu permissão para ver os seus sobrinhos numa das instituições e fez uma queixa na polícia.



Muitos cativos afirmaram que foram abusados ​​física e sexualmente e acorrentados para evitar que escapassem.

Outros locais invadidos em operações policiais encontram-se no norte muçulmano do país. Ibadan está no estado sudoeste de Oyo, que é predominantemente cristão.

O porta-voz da polícia do estado de Oyo, Fadeyi Olugbenga, disse que a instalação foi invadida na segunda-feira. “Ontem, 259 pessoas foram libertadas. Tínhamos mulheres, homens e adolescentes”, declarou. Algumas pessoas estavam trancadas dentro de um prédio e outras acorrentadas.

Fadeyi Olugbenga informou que nove pessoas, incluindo o dono do centro, foram detidas e estão sob investigação.

O comissário de polícia de Oyo, Shina Olukolu, disse aos jornalistas na segunda-feira que qualquer pessoa considerada culpada seria processada para “servir de alerta a outras pessoas que queiram operar essas casas que servem como centros de detenção ilegais”.

Porta-vozes do Presidente Muhammadu Buhari, que ordenou a repressão, e o vice-Presidente recusaram-se a comentar.

“Nenhum governo democrático responsável toleraria a existência de câmaras de tortura e abusos físicos de reclusos em nome da reabilitação das vítimas”, referiu o gabinete do Presidente, num comunicado divulgado em outubro.

As escolas islâmicas, conhecidas como Almajiris, são comuns no norte do país da África Ocidental. Tais escolas estão a ser investigadas por alegações de abuso e acusações de que algumas crianças eram forçadas a pedir nas ruas.

Noutras instalações, os pais pensavam que os seus filhos estavam lá para serem educados e até pagaram propinas. Outros enviavam filhos e familiares com mau comportamento para as instituições islâmicas, de forma a receberem disciplina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …