Polícia nigeriana liberta 259 pessoas de instituição islâmica

(dr) Nigeria Police

A polícia nigeriana libertou 259 pessoas de um centro de reabilitação islâmico na cidade de Ibadan, informou a polícia na terça-feira, elevando o número de resgatados de instituições abusivas desde setembro para quase 1.500.

Segundo noticiou a Reuters, imagens do canal de televisão local TVC, tiradas depois que os cativos foram libertados, mostravam um grupo de jovens e adolescentes. Muitos estavam magros. Uma criança também estava no grupo. “Nós comemos uma refeição por dia”, disse Olalekan Ayoola, contando que a comida não era adequada para “um cão comer”.

A Nigéria lançou uma ofensiva contra escolas e centros de reabilitação islâmicos informais no final de setembro, depois que um homem recebeu permissão para ver os seus sobrinhos numa das instituições e fez uma queixa na polícia.

Muitos cativos afirmaram que foram abusados ​​física e sexualmente e acorrentados para evitar que escapassem.

Outros locais invadidos em operações policiais encontram-se no norte muçulmano do país. Ibadan está no estado sudoeste de Oyo, que é predominantemente cristão.

O porta-voz da polícia do estado de Oyo, Fadeyi Olugbenga, disse que a instalação foi invadida na segunda-feira. “Ontem, 259 pessoas foram libertadas. Tínhamos mulheres, homens e adolescentes”, declarou. Algumas pessoas estavam trancadas dentro de um prédio e outras acorrentadas.

Fadeyi Olugbenga informou que nove pessoas, incluindo o dono do centro, foram detidas e estão sob investigação.

O comissário de polícia de Oyo, Shina Olukolu, disse aos jornalistas na segunda-feira que qualquer pessoa considerada culpada seria processada para “servir de alerta a outras pessoas que queiram operar essas casas que servem como centros de detenção ilegais”.

Porta-vozes do Presidente Muhammadu Buhari, que ordenou a repressão, e o vice-Presidente recusaram-se a comentar.

“Nenhum governo democrático responsável toleraria a existência de câmaras de tortura e abusos físicos de reclusos em nome da reabilitação das vítimas”, referiu o gabinete do Presidente, num comunicado divulgado em outubro.

As escolas islâmicas, conhecidas como Almajiris, são comuns no norte do país da África Ocidental. Tais escolas estão a ser investigadas por alegações de abuso e acusações de que algumas crianças eram forçadas a pedir nas ruas.

Noutras instalações, os pais pensavam que os seus filhos estavam lá para serem educados e até pagaram propinas. Outros enviavam filhos e familiares com mau comportamento para as instituições islâmicas, de forma a receberem disciplina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …