Polícia nigeriana liberta 259 pessoas de instituição islâmica

(dr) Nigeria Police

A polícia nigeriana libertou 259 pessoas de um centro de reabilitação islâmico na cidade de Ibadan, informou a polícia na terça-feira, elevando o número de resgatados de instituições abusivas desde setembro para quase 1.500.

Segundo noticiou a Reuters, imagens do canal de televisão local TVC, tiradas depois que os cativos foram libertados, mostravam um grupo de jovens e adolescentes. Muitos estavam magros. Uma criança também estava no grupo. “Nós comemos uma refeição por dia”, disse Olalekan Ayoola, contando que a comida não era adequada para “um cão comer”.

A Nigéria lançou uma ofensiva contra escolas e centros de reabilitação islâmicos informais no final de setembro, depois que um homem recebeu permissão para ver os seus sobrinhos numa das instituições e fez uma queixa na polícia.

Muitos cativos afirmaram que foram abusados ​​física e sexualmente e acorrentados para evitar que escapassem.

Outros locais invadidos em operações policiais encontram-se no norte muçulmano do país. Ibadan está no estado sudoeste de Oyo, que é predominantemente cristão.

O porta-voz da polícia do estado de Oyo, Fadeyi Olugbenga, disse que a instalação foi invadida na segunda-feira. “Ontem, 259 pessoas foram libertadas. Tínhamos mulheres, homens e adolescentes”, declarou. Algumas pessoas estavam trancadas dentro de um prédio e outras acorrentadas.

Fadeyi Olugbenga informou que nove pessoas, incluindo o dono do centro, foram detidas e estão sob investigação.

O comissário de polícia de Oyo, Shina Olukolu, disse aos jornalistas na segunda-feira que qualquer pessoa considerada culpada seria processada para “servir de alerta a outras pessoas que queiram operar essas casas que servem como centros de detenção ilegais”.

Porta-vozes do Presidente Muhammadu Buhari, que ordenou a repressão, e o vice-Presidente recusaram-se a comentar.

“Nenhum governo democrático responsável toleraria a existência de câmaras de tortura e abusos físicos de reclusos em nome da reabilitação das vítimas”, referiu o gabinete do Presidente, num comunicado divulgado em outubro.

As escolas islâmicas, conhecidas como Almajiris, são comuns no norte do país da África Ocidental. Tais escolas estão a ser investigadas por alegações de abuso e acusações de que algumas crianças eram forçadas a pedir nas ruas.

Noutras instalações, os pais pensavam que os seus filhos estavam lá para serem educados e até pagaram propinas. Outros enviavam filhos e familiares com mau comportamento para as instituições islâmicas, de forma a receberem disciplina.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …