Polícia italiana soluciona caso misterioso de assassinato com mais de 100 anos

Sunfrog1 / FLickr

A polícia da ilha italiana da Sicília acredita ter resolvido um misterioso assassinato, ocorrido em 1909 e atribuído à máfia.

Joe Petrosino, um agente da polícia de Nova Iorque, foi morto durante uma missão de investigação na ilha.

d.p. / Wikimedia

Joe Petrosino, emigrante italiano, agente da polícia de Nova Iorque assassinado na Sicília

Joe Petrosino, emigrante italiano, agente da polícia de Nova Iorque assassinado na Sicília

A solução para o mistério da identidade do assassino resultou da prisão, recentemente, de 95 suspeitos de pertencerem a dois clãs envolvidos em casos de extorsão na capital siciliana, Palermo.

Segundo a polícia, numa gravação, um dos detidos é ouvido a vangloriar-se de que o tio do seu pai tinha sido o autor do assassinato

O detido, Domenico Palazzotto, foi ouvido a gritar a um colega que “o tio do meu pai, chamado Paolo Palazzotto, matou o polícia de Palermo, às ordens de Cascio Ferro”.

Don Vito Cascio Ferro foi o chefe da máfia Cosa Nostra, cujas operações se estenderam, no início do século XX, da Sicília aos Estados Unidos.

Apesar de Cascio Ferro e o próprio Paolo Palazzotto terem sido detidos após o assassinato, foram libertados por falta de provas.

Ninguém chegou a ser condenado pela morte de Petrosino.

Assassinato

O assassinato de Petrosino, a 12 de março de 1909, chocou Nova York, conta o correspondente da BBC em Roma, Alan Johnston.

United States Treasury Department / Wikimedia

Don Vito Cascio Ferro,  chefe da máfia Cosa Nostra no início do século XX

Don Vito Cascio Ferro, chefe da máfia Cosa Nostra no início do século XX

Descrito pelo FBI como um dos primeiros detetives de Nova York a lutar contra o crime organizado, no início do século XX, Petrosino era um imigrante italiano que combatia esquemas de extorsão envolvendo criminosos sicilianos e italianos em diversas cidades americanas.

Petrosino ter-se-á disfarçado de pedinte cego, agente sanitário e inspector de saúde. Mas, durante uma missão secreta na Sicília, foi baleado quatro vezes na rua, enquanto aguardava um suposto informador.

O ataque foi testemunhado por um grupo de pessoas que esperavam numa paragem de eléctrico.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …