Polícia italiana soluciona caso misterioso de assassinato com mais de 100 anos

Sunfrog1 / FLickr

A polícia da ilha italiana da Sicília acredita ter resolvido um misterioso assassinato, ocorrido em 1909 e atribuído à máfia.

Joe Petrosino, um agente da polícia de Nova Iorque, foi morto durante uma missão de investigação na ilha.

d.p. / Wikimedia

Joe Petrosino, emigrante italiano, agente da polícia de Nova Iorque assassinado na Sicília

Joe Petrosino, emigrante italiano, agente da polícia de Nova Iorque assassinado na Sicília

A solução para o mistério da identidade do assassino resultou da prisão, recentemente, de 95 suspeitos de pertencerem a dois clãs envolvidos em casos de extorsão na capital siciliana, Palermo.

Segundo a polícia, numa gravação, um dos detidos é ouvido a vangloriar-se de que o tio do seu pai tinha sido o autor do assassinato

O detido, Domenico Palazzotto, foi ouvido a gritar a um colega que “o tio do meu pai, chamado Paolo Palazzotto, matou o polícia de Palermo, às ordens de Cascio Ferro”.

Don Vito Cascio Ferro foi o chefe da máfia Cosa Nostra, cujas operações se estenderam, no início do século XX, da Sicília aos Estados Unidos.

Apesar de Cascio Ferro e o próprio Paolo Palazzotto terem sido detidos após o assassinato, foram libertados por falta de provas.

Ninguém chegou a ser condenado pela morte de Petrosino.

Assassinato

O assassinato de Petrosino, a 12 de março de 1909, chocou Nova York, conta o correspondente da BBC em Roma, Alan Johnston.

United States Treasury Department / Wikimedia

Don Vito Cascio Ferro,  chefe da máfia Cosa Nostra no início do século XX

Don Vito Cascio Ferro, chefe da máfia Cosa Nostra no início do século XX

Descrito pelo FBI como um dos primeiros detetives de Nova York a lutar contra o crime organizado, no início do século XX, Petrosino era um imigrante italiano que combatia esquemas de extorsão envolvendo criminosos sicilianos e italianos em diversas cidades americanas.

Petrosino ter-se-á disfarçado de pedinte cego, agente sanitário e inspector de saúde. Mas, durante uma missão secreta na Sicília, foi baleado quatro vezes na rua, enquanto aguardava um suposto informador.

O ataque foi testemunhado por um grupo de pessoas que esperavam numa paragem de eléctrico.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.