A polícia indiana anunciou a detenção do principal suspeito de um brutal ataque perpetrado contra uma menina de quatro anos que foi violada e golpeada com uma lâmina antes de ser abandonada junto a uma linha de comboio.
A criança – que se encontra nos cuidados intensivos – brincava junto de casa, localizada numa zona pobre de Nova Deli, quando desapareceu na sexta-feira.
Segundo os media locais, a menina sofreu graves ferimentos internos e aparentemente foi golpeada com um objeto pontiagudo.
“Prendemos o principal suspeito, que é um jovem desempregado de 25 anos. Ele costumava visitar a zona com frequência e era conhecido da vítima”, disse fonte policial à agência AFP esta terça-feira.
“Estamos a verificar se esteve envolvido em casos anteriores de agressão sexual. Também estamos a interrogar outras pessoas”, afirmou, sob a condição de anonimato.
A polícia acredita que o ataque envolveu mais do que uma pessoa e tem vindo a interrogar outros suspeitos, apesar de só ter efetuado uma detenção até ao momento.
Este caso é o mais recente de uma série de violações sexuais na Índia que volta a colocar em evidência os assustadores níveis de violência de que são alvo as mulheres no segundo país mais populoso do mundo.
A Índia registou 36.735 casos de violação em 2014 – 2.096 dos quais em Nova Deli.
Porém, segundo especialistas, os números encontrar-se-ão subestimados, representando apenas uma fração da verdadeira escala do problema.
A questão da violação tornou-se mais sensível na Índia depois de um caso ocorrido em 2012, quando uma estudante foi vítima de uma violação coletiva num autocarro, em Nova Deli, e acabou por morrer devido aos ferimentos que lhe foram provocados, demonstrando a agressividade do ataque.
/Lusa