Polícia de Hong Kong pode ter hackeado telemóveis apreendidos a manifestantes

Jerome Favre / EPA

Manifestantes receiam que a polícia de Hong tenha hackeado mais de 3700 telemóveis apreendidos durante os protestos, de acordo com os media locais.

De acordo com o jornal Independent, os telemóveis foram apreendidos durante os primeiros cinco meses de protestos contra o Governo, inicialmente motivados pelo anúncio da polémica lei da extradição.

Esta quarta-feira, no Conselho Legislativo de Hong Kong, o secretário de Segurança, John Lee Ka-chiu, afirmou que, desde junho a novembro de 2019, as autoridades apreenderam 3721 telemóveis.

Segundo o jornal britânico, os ativistas pró-democracia receiam agora que a polícia tenha ‘hackeado’ os dispositivos e usado o seu conteúdo como prova contra si.

É o caso de Joshua Wong, um dos rostos dos protestos dos últimos meses. A polícia apresentou provas que relacionam o conteúdo de mensagens enviadas do seu telefone, quando foi detido em agosto, em ligação com um protesto anterior.

https://twitter.com/joshuawongcf/status/1207575697633337345

“Detido no dia 30 de agosto, o meu telemóvel foi apreendido pela polícia de Hong Kong. O telefone só pode ser desbloqueado com passwords. Eu nunca forneci nenhuma delas à polícia, nem recebi nenhum aviso ou mandado de busca do meu dispositivo móvel”, escreveu na sua conta do Twitter.

O ativista acredita que as autoridades conseguiram aceder “com a ajuda de hackers patrocinados pelo Estado”. “É absolutamente alarmante que a polícia comece a hackear dispositivos móveis dos manifestantes, tal como a China invade iPhones e dispositivos Android para atacar Uigures“, acusa ainda.

Hong Kong enfrenta a mais grave crise política desde a sua entrega à China, em 1997, com ações e manifestações quase diárias. Depois de retirada a lei da extradição, graças a uma cedência do Governo, os protestantes têm mais quatro exigências: uma comissão de inquérito para investigar as acusações de brutalidade policial; libertação e amnistia para os manifestantes detidos; a garantia de que os protestos não são classificados como motins; e o sufrágio universal para o Conselho Legislativo e o Executivo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …