“Atos contra a democracia”. Polícia faz buscas e detém apoiantes de Bolsonaro

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A polícia brasileira cumpriu, esta terça-feira, mandados de busca e apreensão na residência de aliados de Jair Bolsonaro, citados numa investigação judicial contra notícias falsas.

Os mandados foram decretados pelo juiz Alexandre de Moraes, responsável por um inquérito que investiga ameaças, disseminação de notícias falsas contra autoridades do poder judiciário e protestos antidemocráticos, que está em segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos estão o deputado federal Daniel Silveira, eleito pelo mesmo partido que o chefe de Estado brasileiro, o Partido Social Liberal (PSL). O deputado comentou a presença dos agentes da polícia na sua residência na sua conta pessoal do Twitter.



“Polícia Federal no meu apartamento. Estou de facto a incomodar algumas esferas do velho poder. E cada dia estarei mais firme nessa guerra!”, escreveu.

Também foram alvo das diligências da polícia o publicitário Sérgio Lima e os empresários Luís Felipe Belmonte e Otavio Fakhoury. Os três são ligados ao Aliança pelo Brasil, partido ainda em processo de formação que foi fundado, no ano passado, pelo Presidente brasileiro depois de ter abandonado o PSL.

De acordo com a agência Lusa, também foram alvo das buscas os bloggers Allan dos Santos e Alberto Silva.

Num comunicado, a Polícia Federal explicou apenas que cumpriu 21 diligências requeridas pela Procuradoria-Geral da República e determinadas pelo juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “As medidas têm o objetivo de instruir o inquérito n.º 4.828/DF/STF, que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos contra a democracia“, explicou.

Membros do grupo “300 do Brasil” detidos

Esta segunda-feira, o grupo de extrema-direita “300 do Brasil”, que defende o Governo brasileiro e é suspeito de ameaçar juízes do STF e de promover atos antidemocráticos, também foi alvo de buscas e de mandados de prisão.

Entre os vários detidos estava Sara Winter, chefe do grupo que, no último sábado, lançou fogo-de-artifício contra a sede do STF. De manhã, a polícia desalojou membros que estavam acampados há dois meses na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em retaliação, o grupo tentou entrar na sede do Congresso à tarde.

Há 15 dias, os mesmos militantes protestaram em frente à sede do STF com tochas, aludindo a símbolos usados por supremacistas brancos dos Estados Unidos, com a Ku Klux Klan.

Depois, em comunicado, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, assegurou que este órgão não se irá sujeitar a nenhuma ameaça. “Financiadas ilegalmente, estas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado (…) O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta”, afirmou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …