“Atos contra a democracia”. Polícia faz buscas e detém apoiantes de Bolsonaro

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A polícia brasileira cumpriu, esta terça-feira, mandados de busca e apreensão na residência de aliados de Jair Bolsonaro, citados numa investigação judicial contra notícias falsas.

Os mandados foram decretados pelo juiz Alexandre de Moraes, responsável por um inquérito que investiga ameaças, disseminação de notícias falsas contra autoridades do poder judiciário e protestos antidemocráticos, que está em segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos estão o deputado federal Daniel Silveira, eleito pelo mesmo partido que o chefe de Estado brasileiro, o Partido Social Liberal (PSL). O deputado comentou a presença dos agentes da polícia na sua residência na sua conta pessoal do Twitter.

“Polícia Federal no meu apartamento. Estou de facto a incomodar algumas esferas do velho poder. E cada dia estarei mais firme nessa guerra!”, escreveu.

Também foram alvo das diligências da polícia o publicitário Sérgio Lima e os empresários Luís Felipe Belmonte e Otavio Fakhoury. Os três são ligados ao Aliança pelo Brasil, partido ainda em processo de formação que foi fundado, no ano passado, pelo Presidente brasileiro depois de ter abandonado o PSL.

De acordo com a agência Lusa, também foram alvo das buscas os bloggers Allan dos Santos e Alberto Silva.

Num comunicado, a Polícia Federal explicou apenas que cumpriu 21 diligências requeridas pela Procuradoria-Geral da República e determinadas pelo juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “As medidas têm o objetivo de instruir o inquérito n.º 4.828/DF/STF, que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos contra a democracia“, explicou.

Membros do grupo “300 do Brasil” detidos

Esta segunda-feira, o grupo de extrema-direita “300 do Brasil”, que defende o Governo brasileiro e é suspeito de ameaçar juízes do STF e de promover atos antidemocráticos, também foi alvo de buscas e de mandados de prisão.

Entre os vários detidos estava Sara Winter, chefe do grupo que, no último sábado, lançou fogo-de-artifício contra a sede do STF. De manhã, a polícia desalojou membros que estavam acampados há dois meses na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em retaliação, o grupo tentou entrar na sede do Congresso à tarde.

Há 15 dias, os mesmos militantes protestaram em frente à sede do STF com tochas, aludindo a símbolos usados por supremacistas brancos dos Estados Unidos, com a Ku Klux Klan.

Depois, em comunicado, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, assegurou que este órgão não se irá sujeitar a nenhuma ameaça. “Financiadas ilegalmente, estas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado (…) O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta”, afirmou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …