Polícia de Chicago usa algoritmo para adivinhar quem vai matar ou morrer

Person of Interest saiu directamente dos ecrãs para a realidade

Um algoritmo, único no género, está a ajudar a polícia da cidade norte-americana de Chicago a combater a violência armada atribuindo pontuações aos habitantes com maior risco de envolvimento num tiroteio, quer como vítimas, quer como atacantes.

Parece uma notícia saída da ficção científica, como o filme Minority Report ou a série Person of Interest, mas por vezes a realidade chega mais cedo do que o cinema previa.

A fórmula tem em conta diferentes factores, como o cadastro criminal, pertencer a um gang, eventuais ferimentos de bala já sofridos ou o número de detenções.

A natureza exacta dos critérios e a sua importância e ponderação são secretos e alvo de polémica.

Contactado pela agência de notícias francesa AFP, o principal inventor do algoritmo, Miles Wernick, do Instituto de Tecnologia do estado do Illinois, não prestou declarações.

O resultado das combinações informáticas toma a forma de uma base de dados, designada Strategic Subject List – Lista de Indivíduos Estratégicos – e pretende reduzir os incidentes sangrentos numa metrópole manchada pelos ajustes de contas.

Os críticos do sistema acusam-no de desprezar as liberdades públicas ao estigmatizar alguns cidadãos pela “presumível tendência para a violência”.

A polícia, por sua vez, justifica este instrumento garantindo que permite concentrar esforços nas pessoas potencialmente perigosas, que são também muitas vezes as que correm maior risco de morte.

“Chicago é, das grandes cidades norte-americanas, aquela que está mais dividida no plano racial e aquela que tem o mais grave e o mais duradouro problema com gangs“, sublinhou David Kennedy, investigador da Universidade John Jay de Justiça Criminal, em Nova Iorque.

Desde o início de 2016, as armas de fogo já fizeram cerca de 250 mortos e 1.150 feridos em Chicago. A grande maioria das vítimas figurava na lista definida pelo algoritmo.

“Lidamos com muita violência em Chicago, mas sabemos também que esta violência é protagonizada por um pequeno segmento da população“, declarou recentemente Eddie Johnson, o novo chefe da polícia da metrópole de 2,7 milhões de habitantes.

Nomeado no fim de março, Johnson, negro, quer melhorar a imagem das forças de segurança, depois do homicídio de um adolescente negro desarmado por um polícia branco.

A polícia de Chicago lançou na semana passada uma operação antidroga e anti-armamento que resultou na detenção de 140 suspeitos. Mais de 80% deles encontravam-se na lista gerada pelo algoritmo.

“A polícia norte-americana utiliza há muito tempo a tecnologia informática e a análise de dados para concentrar os seus recursos nas zonas de delinquência. É, além disso, globalmente bastante eficaz para reduzir a criminalidade”, disse Robert Weisberg, professor de Direito na Universidade de Stanford.

Mas em Chicago, prosseguiu, “ultrapassou-se mais uma etapa, ao listar indivíduos”.

O algoritmo, regularmente actualizado desde o seu lançamento, há três anos, é também utilizado para realizar visitas a casa de alguns indivíduos desfavoravelmente classificados.

Essas visitas, efectuadas por polícias ou assistentes sociais, servem para propor ajudas de reinserção social ou fornecer informações preventivas.

Estudos mostraram que em muitos casos os delinquentes desconheciam completamente as penas em que incorriam por determinadas infrações à lei.

Por exemplo, em Chicago, um fugitivo da justiça que saia à rua com um simples carregador de pistola no bolso é automaticamente condenado a 15 anos de prisão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …