Polícia de Chicago usa algoritmo para adivinhar quem vai matar ou morrer

Person of Interest saiu directamente dos ecrãs para a realidade

Um algoritmo, único no género, está a ajudar a polícia da cidade norte-americana de Chicago a combater a violência armada atribuindo pontuações aos habitantes com maior risco de envolvimento num tiroteio, quer como vítimas, quer como atacantes.

Parece uma notícia saída da ficção científica, como o filme Minority Report ou a série Person of Interest, mas por vezes a realidade chega mais cedo do que o cinema previa.

A fórmula tem em conta diferentes factores, como o cadastro criminal, pertencer a um gang, eventuais ferimentos de bala já sofridos ou o número de detenções.

A natureza exacta dos critérios e a sua importância e ponderação são secretos e alvo de polémica.

Contactado pela agência de notícias francesa AFP, o principal inventor do algoritmo, Miles Wernick, do Instituto de Tecnologia do estado do Illinois, não prestou declarações.

O resultado das combinações informáticas toma a forma de uma base de dados, designada Strategic Subject List – Lista de Indivíduos Estratégicos – e pretende reduzir os incidentes sangrentos numa metrópole manchada pelos ajustes de contas.

Os críticos do sistema acusam-no de desprezar as liberdades públicas ao estigmatizar alguns cidadãos pela “presumível tendência para a violência”.

A polícia, por sua vez, justifica este instrumento garantindo que permite concentrar esforços nas pessoas potencialmente perigosas, que são também muitas vezes as que correm maior risco de morte.

“Chicago é, das grandes cidades norte-americanas, aquela que está mais dividida no plano racial e aquela que tem o mais grave e o mais duradouro problema com gangs“, sublinhou David Kennedy, investigador da Universidade John Jay de Justiça Criminal, em Nova Iorque.

Desde o início de 2016, as armas de fogo já fizeram cerca de 250 mortos e 1.150 feridos em Chicago. A grande maioria das vítimas figurava na lista definida pelo algoritmo.

“Lidamos com muita violência em Chicago, mas sabemos também que esta violência é protagonizada por um pequeno segmento da população“, declarou recentemente Eddie Johnson, o novo chefe da polícia da metrópole de 2,7 milhões de habitantes.

Nomeado no fim de março, Johnson, negro, quer melhorar a imagem das forças de segurança, depois do homicídio de um adolescente negro desarmado por um polícia branco.

A polícia de Chicago lançou na semana passada uma operação antidroga e anti-armamento que resultou na detenção de 140 suspeitos. Mais de 80% deles encontravam-se na lista gerada pelo algoritmo.

“A polícia norte-americana utiliza há muito tempo a tecnologia informática e a análise de dados para concentrar os seus recursos nas zonas de delinquência. É, além disso, globalmente bastante eficaz para reduzir a criminalidade”, disse Robert Weisberg, professor de Direito na Universidade de Stanford.

Mas em Chicago, prosseguiu, “ultrapassou-se mais uma etapa, ao listar indivíduos”.

O algoritmo, regularmente actualizado desde o seu lançamento, há três anos, é também utilizado para realizar visitas a casa de alguns indivíduos desfavoravelmente classificados.

Essas visitas, efectuadas por polícias ou assistentes sociais, servem para propor ajudas de reinserção social ou fornecer informações preventivas.

Estudos mostraram que em muitos casos os delinquentes desconheciam completamente as penas em que incorriam por determinadas infrações à lei.

Por exemplo, em Chicago, um fugitivo da justiça que saia à rua com um simples carregador de pistola no bolso é automaticamente condenado a 15 anos de prisão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …