Polícia chinesa usa óculos de reconhecimento facial para identificar suspeitos

Numa espécie de “Black Mirror” da vida real, a polícia chinesa está a utilizar uns óculos de sol equipados com uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar e até deter suspeitos.

Imagens publicadas online por um jornal chinês mostram uma agente da polícia a usar uns óculos de sol escuros que possuem uma pequena câmara ligada à lente direita.

A câmara é conectada através de um fio eletrónico a um dispositivo portátil. Nesse dispositivo, pode ser consultada uma aplicação, na qual os polícias processam imagens que fizeram de indivíduos suspeitos.

As informações faciais capturadas pelos óculos são enviadas para um banco de dados central que contém detalhes de registos criminais para comparação, sendo que depois voltam com informações dos suspeitos.

Ao utilizar esta tecnologia, a polícia pode visualizar quase instantaneamente os detalhes pessoais de um determinado indivíduo, incluindo nome, etnia, género e morada. Também já sabe se o suspeito se encontra a fugir das autoridades e até mesmo aceder ao seu histórico recente na Internet.

Por enquanto, os óculos estão a ser utilizados numa agitada estação ferroviária chinesa, a Zhengzhou East Railway Station. No local, os agentes já prenderam sete pessoas suspeitas de estarem envolvidas em sequestros e casos de atropelamento e fuga, durante uma operação que começou na semana passada.

Os oficiais também já detiveram outras 26 pessoas que usavam identificações falsas.

Esta é mais uma prova de que a China está muito à frente da maioria dos outros países quando se trata da implantação de novas tecnologias. No entanto, há preocupações com o direito à privacidade quando se fala no uso do reconhecimento facial, cada vez mais presente em muitos aspetos da vida quotidiana chinesa.

Por exemplo, segundo o Telegraph, estas novas ferramentas já estão a ser usadas na China para conseguir entrar em dormitórios universitários e locais de trabalho, para levantar dinheiro e até para fazer compras em restaurantes fast food.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. nao esquecer que na china,quem nao alinha com o sistema politico,tambem e criminoso,estas ferramentas sao muito perigosas nas maos de ideologias extremistas que se pretendem eternizar no poder

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …