Polícia foi buscar dois motoristas a casa para irem trabalhar

Miguel A. Lopes / Lusa

Dois motoristas foram esta tarde detidos na zona de Aveiras de Cima (Lisboa) e foram escoltados, detidos, para a empresa de transportes em que trabalham para realizar os serviços decretados pelo governo, declarou aos jornalistas o porta-voz do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, Pardal Henriques.

“Foram detidos em casa para virem às instalações da empresa, senão seriam levados para a esquadra. Vieram falar com a empresa”, afirmou este responsável sindical, dizendo que tem informações que a lista de trabalhadores que pode estar sob perigo de detenção chega aos 50 nomes.

Ao terceiro dia de greve, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) lançou “um desafio público” à Antram. “Queria lançar um desafio público ao dr. André Almeida, à Antram, para que amanhã às 15h00 possa estar na DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) para falar connosco, para que nos sentemos à mesa e encontremos uma proposta que agrade às duas partes para fazer terminar isto”, disse o advogado que representa o SNMMP, Pardal Henriques que falou numa “conciliação”, mas sem cancelar a greve.

A proposta do porta-voz do sindicato para que haja o retomar das negociações foi lançada aos patrões esta quarta-feira, junto à Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras de Cima, onde está concentrado um piquete de greve. Para Pardal Henriques, é preciso “terminar com esta palhaçada”.

Aos jornalistas, referiu que se não se encontrar “uma solução para resolver o problema, a tendência é para piorar, é para o caos aumentar” porque “os postos de gasolina vão começar a ficar secos e a revolta das pessoas vai aumentar”. Defende que a possibilidade de alargar a requisição civil, assumida pelo Governo esta quarta-feira, é “acabar completamente” com o direito à greve.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que um eventual incumprimento dos serviços mínimos, como ameaçado pelo sindicato, obrigará o Governo alargar a requisição civil.

O Ministério do Trabalho disse que a Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) está “naturalmente disponível” para acolher uma eventual reunião na quinta-feira entre os sindicatos dos motoristas e a associação patronal Antram.

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética anunciou há momentos que os serviços mínimos “foram genericamente cumpridos” até às 19h00 desta quarta-feira e que, por isso, não é necessária, “neste momento, a revisão dos termos da requisição civil em vigor”.

Segundo o ministério tutelado por Matos Fernandes, “os únicos casos de incumprimento dos serviços mínimos registados prendem-se com o transporte de JET para os aeroportos de Lisboa e de Faro, situações que já estão abrangidas pela requisição civil em vigor”.

Neste momento, segundo o MATE, há 18 equipas das Forças de Segurança e das Forças Armadas a fazer o transporte de combustível para o aeroporto de Lisboa e seis equipas da GNR a fazer serviço idêntico para o aeroporto de Faro.

Rio acusa Governo de dramatismo

O líder do PSD, Rui Rio, manifestou-se esta quarta-feira sobre a “gestão política do Governo face à greve dos motoristas, que já dura há três dias, numa publicação no Twitter.

De acordo com o presidente social-democrata, o Executivo de António Costa “em lugar de ajudar a resolver o conflito, optou por o dramatizar, na esperança de, através dele, conseguir dividendos políticos”.

Na mesma mensagem, Rui Rio faz saber que o seu vice-presidente, David Justino, irá dar uma conferência de imprensa, às 18h00, sobre a greve dos motoristas, que se iniciou esta segunda-feira.

O PSD tem sido criticado pelo silêncio nos últimos dias face ao protesto dos motoristas e aos últimos desenvolvimentos, com a requisição civil decretada pelo Governo, o incumprimento de serviços mínimos e o extremar de posições.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qual país? O da família, amigalhaços e correlegionários?!
    Eu nesse não quero viver!
    Até agora as greves eram…
    Enfim. Até me dá asco escrever.
    Honestamente.

  2. então mas a polícia trabalha para os senhores da Antram ??
    nãp deviam ter levado os motoristas à presença de um juíz para se averiguada a o terem incurrido de um crime de desobidiência ??
    Grande país, este mesmo…

    • Ah?!
      Foi lhes dada a hipótese de, ou irem trabalhar ou a tribunal – escolheram ir trabalhar, portanto tudo correcto!
      A ideia é resolver os problemas, não os agravar!…

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …