Polícia foi buscar dois motoristas a casa para irem trabalhar

Miguel A. Lopes / Lusa

Dois motoristas foram esta tarde detidos na zona de Aveiras de Cima (Lisboa) e foram escoltados, detidos, para a empresa de transportes em que trabalham para realizar os serviços decretados pelo governo, declarou aos jornalistas o porta-voz do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, Pardal Henriques.

“Foram detidos em casa para virem às instalações da empresa, senão seriam levados para a esquadra. Vieram falar com a empresa”, afirmou este responsável sindical, dizendo que tem informações que a lista de trabalhadores que pode estar sob perigo de detenção chega aos 50 nomes.

Ao terceiro dia de greve, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) lançou “um desafio público” à Antram. “Queria lançar um desafio público ao dr. André Almeida, à Antram, para que amanhã às 15h00 possa estar na DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) para falar connosco, para que nos sentemos à mesa e encontremos uma proposta que agrade às duas partes para fazer terminar isto”, disse o advogado que representa o SNMMP, Pardal Henriques que falou numa “conciliação”, mas sem cancelar a greve.

A proposta do porta-voz do sindicato para que haja o retomar das negociações foi lançada aos patrões esta quarta-feira, junto à Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras de Cima, onde está concentrado um piquete de greve. Para Pardal Henriques, é preciso “terminar com esta palhaçada”.

Aos jornalistas, referiu que se não se encontrar “uma solução para resolver o problema, a tendência é para piorar, é para o caos aumentar” porque “os postos de gasolina vão começar a ficar secos e a revolta das pessoas vai aumentar”. Defende que a possibilidade de alargar a requisição civil, assumida pelo Governo esta quarta-feira, é “acabar completamente” com o direito à greve.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que um eventual incumprimento dos serviços mínimos, como ameaçado pelo sindicato, obrigará o Governo alargar a requisição civil.

O Ministério do Trabalho disse que a Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) está “naturalmente disponível” para acolher uma eventual reunião na quinta-feira entre os sindicatos dos motoristas e a associação patronal Antram.

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética anunciou há momentos que os serviços mínimos “foram genericamente cumpridos” até às 19h00 desta quarta-feira e que, por isso, não é necessária, “neste momento, a revisão dos termos da requisição civil em vigor”.

Segundo o ministério tutelado por Matos Fernandes, “os únicos casos de incumprimento dos serviços mínimos registados prendem-se com o transporte de JET para os aeroportos de Lisboa e de Faro, situações que já estão abrangidas pela requisição civil em vigor”.

Neste momento, segundo o MATE, há 18 equipas das Forças de Segurança e das Forças Armadas a fazer o transporte de combustível para o aeroporto de Lisboa e seis equipas da GNR a fazer serviço idêntico para o aeroporto de Faro.

Rio acusa Governo de dramatismo

O líder do PSD, Rui Rio, manifestou-se esta quarta-feira sobre a “gestão política do Governo face à greve dos motoristas, que já dura há três dias, numa publicação no Twitter.

De acordo com o presidente social-democrata, o Executivo de António Costa “em lugar de ajudar a resolver o conflito, optou por o dramatizar, na esperança de, através dele, conseguir dividendos políticos”.

Na mesma mensagem, Rui Rio faz saber que o seu vice-presidente, David Justino, irá dar uma conferência de imprensa, às 18h00, sobre a greve dos motoristas, que se iniciou esta segunda-feira.

O PSD tem sido criticado pelo silêncio nos últimos dias face ao protesto dos motoristas e aos últimos desenvolvimentos, com a requisição civil decretada pelo Governo, o incumprimento de serviços mínimos e o extremar de posições.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qual país? O da família, amigalhaços e correlegionários?!
    Eu nesse não quero viver!
    Até agora as greves eram…
    Enfim. Até me dá asco escrever.
    Honestamente.

  2. então mas a polícia trabalha para os senhores da Antram ??
    nãp deviam ter levado os motoristas à presença de um juíz para se averiguada a o terem incurrido de um crime de desobidiência ??
    Grande país, este mesmo…

    • Ah?!
      Foi lhes dada a hipótese de, ou irem trabalhar ou a tribunal – escolheram ir trabalhar, portanto tudo correcto!
      A ideia é resolver os problemas, não os agravar!…

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …