/

Polícia brasileira conclui que Temer recebeu subornos da Odebrecht

Lula Marques / Agência PT

O presidente do Brasil, Michel Temer

A Polícia Federal brasileira enviou um relatório ao Supremo Tribunal Federal no qual revela ter descoberto indícios de que o Presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu subornos da construtora Odebrecht, envolvida em vários escândalos de corrupção.

De acordo com a TV Globo, a Polícia Federal (PF) suspeita que o Presidente brasileiro está envolvido em crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O Supremo Tribunal Federal confirmou ter recebido o documento na quarta-feira.Cabe agora à Procuradora Raquel Dodge decidir se acusa Temer pela a terceira vez desde que tomou posse como Presidente em 2016.

Se for acusado, são necessários dois terços da Câmara dos Deputados para suspender Temer e permitir o seu julgamento. A Odebrecht tem estado envolvida em escândalos de corrupção em vários países, como a República Dominicana, Peru ou Guatemala.

O Governo brasileiro anunciou, em julho, um novo acordo com a Odebrecht, que prevê que a construtora pague cerca de 600 milhões de euros pelos prejuízos causados nos esquemas de corrupção tornados públicos pela operação Lava Jato.

Do valor total que a empresa terá de devolver aos cofres públicos, 900 milhões de reais (cerca de 200 milhões de euros) correspondem aos subornos pagos pelo grupo a funcionários públicos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.