Polícia brasileira conclui que Temer recebeu subornos da Odebrecht

Lula Marques / Agência PT

O presidente do Brasil, Michel Temer

A Polícia Federal brasileira enviou um relatório ao Supremo Tribunal Federal no qual revela ter descoberto indícios de que o Presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu subornos da construtora Odebrecht, envolvida em vários escândalos de corrupção.

De acordo com a TV Globo, a Polícia Federal (PF) suspeita que o Presidente brasileiro está envolvido em crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O Supremo Tribunal Federal confirmou ter recebido o documento na quarta-feira.Cabe agora à Procuradora Raquel Dodge decidir se acusa Temer pela a terceira vez desde que tomou posse como Presidente em 2016.

Se for acusado, são necessários dois terços da Câmara dos Deputados para suspender Temer e permitir o seu julgamento. A Odebrecht tem estado envolvida em escândalos de corrupção em vários países, como a República Dominicana, Peru ou Guatemala.

O Governo brasileiro anunciou, em julho, um novo acordo com a Odebrecht, que prevê que a construtora pague cerca de 600 milhões de euros pelos prejuízos causados nos esquemas de corrupção tornados públicos pela operação Lava Jato.

Do valor total que a empresa terá de devolver aos cofres públicos, 900 milhões de reais (cerca de 200 milhões de euros) correspondem aos subornos pagos pelo grupo a funcionários públicos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …