Polícia belga não deteve terrorista por ser de noite

O ministro da Justiça belga admitiu que Salah Abdeslam podia estar no bairro de Molenbeek logo depois do atentado em Paris mas a polícia não pôde intervir por ser de noite.

Aquele que é considerado o homem mais procurado da Europa poderá continuar a monte por causa de uma lei, segundo contou numa entrevista à VTM Koen Geens, o ministro da Justiça belga.

Salah Abdeslam, que alegadamente ficou responsável por toda a logística dos ataques à capital francesa, poderá ter estado, dois dias depois, no bairro de Molenbeek, muito conhecido por albergar membros da organização terrorista.

De acordo com o Het Laaste Nieuws, citado pelo La Libre, o ministro admitiu que os serviços de informação belga conheciam a localização do suspeito mas que não atuaram para assegurar que a lei de 1967 não era infringida.

A lei em causa proíbe buscas entre as 21h00 e as 05h00 e só abre exceção para casos de flagrante delito ou de incêndio, sendo a sua alteração uma das 18 propostas do primeiro-ministro belga, Charles Michel, depois do atentado.

A polícia ainda realizou várias operações antiterroristas nos dias seguintes, subindo até o alerta para o nível máximo em Bruxelas, mas nunca conseguiu encontrar Abdeslam.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.