Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Guarda Civil de Espanha

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio de objetos nazis.

De acordo com a Newsweek, a Guarda Civil Espanhola encontrou o armazém na região da Andaluzia, e este guardava uniformes, emblemas, medalhas e manequins masculinos e femininos vestidos com roupas nazis. O local estava também repleto de várias fotografias de Adolf Hitler.

https://twitter.com/guardiacivil/status/1343924654734499840

As autoridades descreveram o local como um “museu de objetos com o tema nazi”. A Guarda Civil também revelou que o armazém tinha sido alugado por um dos dois alemães que foram presos durante a apreensão. Um terceiro homem, de nacionalidade britânica, também foi detido.

Os três homens são suspeitos de dirigir uma rede ilegal de armas que envolvia a retirada de números de série e a atualização das capacidades automáticas das armas para revenda. Algumas das armas de fogo foram encontradas já lacradas, embaladas e prontas para entrega.

Como avança o Newsweek, as autoridades acreditam que as armas foram primeiramente modificadas dentro de uma oficina secreta em Málaga, e só depois foram embaladas e armazenadas no armazém da Andaluzia.

Para além de tráfico de armas, os suspeitos foram acusados de tráfico de droga e falsificação de documentos. Pelo menos um dos homens tem ligações com o movimento neonazi.

Durante a operação, a polícia confiscou uma coleção de armas de fogo de alta qualidade que já estava a ser comercializada no mercado negro europeu. No total, a polícia encontrou 160 armas de fogo, 8 metralhadoras e 121 armas pequenas – juntamente com quase 10.000 balas e uma granada que continha 3 quilos de explosivos.

A costa da Andaluzia tem-se tornado um notório foco de tráfico de drogas nas últimas décadas, já que contrabandistas internacionais usam o estreito para transportar estupefacientes entre as fronteiras de África e Espanha.

A polícia acredita que o grupo adquiriu as armas na Europa de Leste e que as modificou para serem vendidas a traficantes de droga da Costa del Sol e Campo de Gibraltar.

De acordo com o comunicado da polícia, a UCE3 já realizou mais de 87 operações contra redes de tráfico de armas nos últimos cinco anos.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …