Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Guarda Civil de Espanha

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio de objetos nazis.

De acordo com a Newsweek, a Guarda Civil Espanhola encontrou o armazém na região da Andaluzia, e este guardava uniformes, emblemas, medalhas e manequins masculinos e femininos vestidos com roupas nazis. O local estava também repleto de várias fotografias de Adolf Hitler.

https://twitter.com/guardiacivil/status/1343924654734499840

As autoridades descreveram o local como um “museu de objetos com o tema nazi”. A Guarda Civil também revelou que o armazém tinha sido alugado por um dos dois alemães que foram presos durante a apreensão. Um terceiro homem, de nacionalidade britânica, também foi detido.

Os três homens são suspeitos de dirigir uma rede ilegal de armas que envolvia a retirada de números de série e a atualização das capacidades automáticas das armas para revenda. Algumas das armas de fogo foram encontradas já lacradas, embaladas e prontas para entrega.

Como avança o Newsweek, as autoridades acreditam que as armas foram primeiramente modificadas dentro de uma oficina secreta em Málaga, e só depois foram embaladas e armazenadas no armazém da Andaluzia.

Para além de tráfico de armas, os suspeitos foram acusados de tráfico de droga e falsificação de documentos. Pelo menos um dos homens tem ligações com o movimento neonazi.

Durante a operação, a polícia confiscou uma coleção de armas de fogo de alta qualidade que já estava a ser comercializada no mercado negro europeu. No total, a polícia encontrou 160 armas de fogo, 8 metralhadoras e 121 armas pequenas – juntamente com quase 10.000 balas e uma granada que continha 3 quilos de explosivos.

A costa da Andaluzia tem-se tornado um notório foco de tráfico de drogas nas últimas décadas, já que contrabandistas internacionais usam o estreito para transportar estupefacientes entre as fronteiras de África e Espanha.

A polícia acredita que o grupo adquiriu as armas na Europa de Leste e que as modificou para serem vendidas a traficantes de droga da Costa del Sol e Campo de Gibraltar.

De acordo com o comunicado da polícia, a UCE3 já realizou mais de 87 operações contra redes de tráfico de armas nos últimos cinco anos.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …