Polícia alemã recolhe ADN de 900 homens para resolver crime com 20 anos

Kevin T. Murray, Jr. / wikimedia

Amostras de ADN dos primeiros de cerca de 900 homens foram recolhidas este sábado, numa escola de Grevenbroich, no Oeste da Alemanha, numa nova investida para resolver o caso do assassinato brutal de uma menina de 11 anos, em 1996.

Os homens tinham entre 14 e 70 anos quando Claudia Ruf foi morta, e moravam nas proximidades da cidade. Além de submetê-los ao teste de esfregão da mucosa bucal, os investigadores pediram que respondessem perguntas referentes ao homicídio.

Segundo dados da polícia, no fim do dia 480 homens haviam fornecido amostras do seu ADN. As recolhas continuarão este domingo e no fim de semana seguinte, e os resultados deverão estar disponíveis dentro de quatro a oito semanas.

De acordo com o Deutsche Welle, a menina foi raptada em 11 de maio de 1996, quando levava o cão de um vizinho para passear. Em seguida foi violada e morta por estrangulação. O seu corpo, encharcado com gasolina e incendiado, foi encontrado dois dias mais tarde, a cerca de 70 quilómetros de Grevenbroich, próximo a Bonn.

Seguiu-se uma gigantesca investigação, com apelos ao público em autocarros e comboios, e uma oferta de recompensa, mas sem resultado. Em 2010, os investigadores testaram o ADN de cerca de 350 homens, sem sucesso. Agora, afirmam dispor de novas pistas possibilitando-lhes encontrar o assassino entre os 900 voluntários.

Um deles é Horst I., que tinha 27 anos quando ocorreu o crime. “Foi simplesmente pavoroso”, comentou à agência de notícias DPA. “Podia ter sido a minha filha, tinham a mesma idade.” O homem considera ser um dever dos habitantes participar nos exames e espera que a família Ruf possa encontrar uma conclusão.

No início de novembro, o pai da vítima, Friedhelm Ruf, dirigiu-se ao público num novo vídeo, num pedido de ajuda para resolver o enigma em torno do assassinato: “Depois de mais de 23 anos, há uma grande oportunidade de desvendar o triste destino da minha filha. O perpetrador conseguiu esconder-se atrás de nós todos por demasiado tempo.”

Segundo o chefe do Departamento de Homicídios da polícia de Bonn, Reinold Jordan, a investigação revelou que o criminoso tinha uma relação estreita com a cidade, e deve ter usado um porão, garagem ou cabana de jardim para perpetrar o crime.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …