/

Pokémon Go poderá ter provocado 250 mortes em 148 dias

1

pokemongo.com

O Pokémon Go foi, durante algum tempo, um dos jogos mais falados em todo o mundo. Para a Niantic, a empresa criadora do jogo, foi uma fonte de rendimento. No entanto, o jogo revelou-se também causador de grandes prejuízos.

Segundo um estudo publicado por dois economistas da Universidade de Purdue, nos EUA, o jogo de realidade aumentada terá sido responsável por 7,3 mil milhões de dólares em prejuízos, resultado dos acidentes de viação causados por condutores que conduzem e caçam pokémons simultaneamente.

De acordo com o Alphr, os economistas Mara Faccio e John McConnel examinaram cerca de 12 mil relatórios de acidentes rodoviários em Tippecanoe County, no Indiana, entre 1 de março de 2015 e 20 de novembro de 2016, e registaram prejuízos entre os 5,2 milhões e os 25,5 milhões de dólares.

No primeiros 148 dias em que o jogo de realidade aumentada esteve disponível, verificou-se um aumento de 286 acidentes, sendo que 134 ocorreram perto de pokéstops – paragens que dão aos jogadores alguns bónus. Ao contrário da filosofia do Pokémon Go, alguns jogadores optam por fazer os trajetos de carro, provocando acidentes.

A conclusão do estudo apontou que os acidentes estavam relacionados com os utilizadores que conduziam ao mesmo tempo que jogavam Pokémon Go. Além disso, o valor dos prejuízos em acidentes de trânsito cresce de forma exponencial. Os dados apontam que o valor poderia variar entre os 2 mil milhões e os 7,3 mil milhões de dólares.

Os prejuízos espelham-se também nos 31 feridos e duas mortes registados. Segundos os economistas, “a pesquisa indica que estas duas mortes poderiam ter sido evitadas se o Pokémon Go não tivesse sido introduzido no trânsito”.

Apesar de o Pokémon Go ter provocado enormes prejuízos, a Niantic não poderá ser responsabilizada. A própria empresa criou um sistema de aviso caso o jogador se movimente rápido demais. Desta forma, o aviso é acionado se o utilizador estiver a jogar dentro de um carro em movimento – quer esteja a conduzir ou não.

Este estudo reforça, assim, que a segurança deve ser tida em conta na hora de jogar este tipo de jogos de realidade aumentada. O Pokémon Go é um jogo que se baseia em andar a pé. No carro, devemos apenas conduzir.

// Alphr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.