Pokémon Go poderá ter provocado 250 mortes em 148 dias

pokemongo.com

O Pokémon Go foi, durante algum tempo, um dos jogos mais falados em todo o mundo. Para a Niantic, a empresa criadora do jogo, foi uma fonte de rendimento. No entanto, o jogo revelou-se também causador de grandes prejuízos.

Segundo um estudo publicado por dois economistas da Universidade de Purdue, nos EUA, o jogo de realidade aumentada terá sido responsável por 7,3 mil milhões de dólares em prejuízos, resultado dos acidentes de viação causados por condutores que conduzem e caçam pokémons simultaneamente.

De acordo com o Alphr, os economistas Mara Faccio e John McConnel examinaram cerca de 12 mil relatórios de acidentes rodoviários em Tippecanoe County, no Indiana, entre 1 de março de 2015 e 20 de novembro de 2016, e registaram prejuízos entre os 5,2 milhões e os 25,5 milhões de dólares.

No primeiros 148 dias em que o jogo de realidade aumentada esteve disponível, verificou-se um aumento de 286 acidentes, sendo que 134 ocorreram perto de pokéstops – paragens que dão aos jogadores alguns bónus. Ao contrário da filosofia do Pokémon Go, alguns jogadores optam por fazer os trajetos de carro, provocando acidentes.

A conclusão do estudo apontou que os acidentes estavam relacionados com os utilizadores que conduziam ao mesmo tempo que jogavam Pokémon Go. Além disso, o valor dos prejuízos em acidentes de trânsito cresce de forma exponencial. Os dados apontam que o valor poderia variar entre os 2 mil milhões e os 7,3 mil milhões de dólares.

Os prejuízos espelham-se também nos 31 feridos e duas mortes registados. Segundos os economistas, “a pesquisa indica que estas duas mortes poderiam ter sido evitadas se o Pokémon Go não tivesse sido introduzido no trânsito”.

Apesar de o Pokémon Go ter provocado enormes prejuízos, a Niantic não poderá ser responsabilizada. A própria empresa criou um sistema de aviso caso o jogador se movimente rápido demais. Desta forma, o aviso é acionado se o utilizador estiver a jogar dentro de um carro em movimento – quer esteja a conduzir ou não.

Este estudo reforça, assim, que a segurança deve ser tida em conta na hora de jogar este tipo de jogos de realidade aumentada. O Pokémon Go é um jogo que se baseia em andar a pé. No carro, devemos apenas conduzir.

// Alphr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …