/

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

1

*Bloco / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais.

A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a ABC teve acesso.

Em causa está uma denúncia sobre suspeitas de desvios de fundos e gestão desleal apresentada por um antigo advogado do partido, José Manuel Calvente. O juiz de instrução Juan José Escalonilla ouviu o denunciante no passado dia 29 de julho. O advogado disse suspeitar de “pagamentos debaixo da mesa” e de prémios de mil euros não justificados nas contas do Podemos.

José Manuel Calvente foi despedido em 2019 após uma denúncia por alegado assédio sexual e laboral contra outra advogada do partido, Marta Flor. A queixa apresentada contra o advogado foi arquivada depois do juiz ter considerado que não havia nada de ilícito nas mensagens trocadas entre os dois.

Ao saber que Calvente tinha feito uma denúncia que levou à abertura de um processo, o Podemos pediu mais informações sobre o mesmo, escreve o Observador. Juan José Escalonilla explicou que havia “indícios de suposto desvio de recursos da conta eleitoral para fins diversos dos previstos na Lei Orgânica do Regime Geral Eleitoral”.

O Ministério Público solicitou ao Tribunal de Instrução que rejeitasse o recurso do Podemos contra a decisão do juiz, escreve ainda o diário El Español.

ZAP //

1 Comment

  1. mais um exemplo de como os que se dizem “contra o sistema” são só contra os sistemas que não os favorecem. e tanto faz que sejam de esquerda como de direita ou de nada disso. bom exemplo na Tugolandia: o Chega.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.