Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

*Bloco / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Podemos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais.

A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a ABC teve acesso.

Em causa está uma denúncia sobre suspeitas de desvios de fundos e gestão desleal apresentada por um antigo advogado do partido, José Manuel Calvente. O juiz de instrução Juan José Escalonilla ouviu o denunciante no passado dia 29 de julho. O advogado disse suspeitar de “pagamentos debaixo da mesa” e de prémios de mil euros não justificados nas contas do Podemos.

José Manuel Calvente foi despedido em 2019 após uma denúncia por alegado assédio sexual e laboral contra outra advogada do partido, Marta Flor. A queixa apresentada contra o advogado foi arquivada depois do juiz ter considerado que não havia nada de ilícito nas mensagens trocadas entre os dois.

Ao saber que Calvente tinha feito uma denúncia que levou à abertura de um processo, o Podemos pediu mais informações sobre o mesmo, escreve o Observador. Juan José Escalonilla explicou que havia “indícios de suposto desvio de recursos da conta eleitoral para fins diversos dos previstos na Lei Orgânica do Regime Geral Eleitoral”.

O Ministério Público solicitou ao Tribunal de Instrução que rejeitasse o recurso do Podemos contra a decisão do juiz, escreve ainda o diário El Español.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mais um exemplo de como os que se dizem “contra o sistema” são só contra os sistemas que não os favorecem. e tanto faz que sejam de esquerda como de direita ou de nada disso. bom exemplo na Tugolandia: o Chega.

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …