Cientistas podem ter detetado a matéria oculta do Universo

Tanimura, Aghanim CNRS / Universidade de Paris-Saclay

Imagem simulada da emissão no domínio dos raios X do gás contido nos filamentos da rede cósmica

Uma equipa de astrofísicos pode ter detetado, pela primeira vez, a matéria oculta do Universo, numa análise estatística inovadora de duas décadas.

As galáxias distribuem-se pelo Universo como uma rede complexa de nós interligada por filamentos separados por vazios – a chamada teia cósmica.

Os cientistas acreditam que as fibras contêm quase toda a matéria comum (conhecida como bariónica) como um gás quente difuso. No entanto, o sinal emitido por esse gás é fraco ao ponto de, na realidade, 40 a 50% dos bariões não serem detetados pelos investigadores

Estes bariões ausentes estão escondidos na estrutura filamentar da teia cósmica.

Segundo o Tech Explorist, cientistas do Instituto de Astrofísica Espacial (CNRS/Universidade de Paris-Saclay, em França) podem ter detetado, pela primeira vez, essa matéria oculta através de uma análise estatística inovadora de dados reunidos durante de 20 anos.

As descobertas foram publicadas na Astronomy & Astrophysics.

A análise estatística revela a emissão de raios-X pelos bariões quentes nos filamentos. A deteção é baseada nos sinais de raios-X acumulados, nos dados do levantamento ROSAT2, em aproximadamente 15 mil filamentos cósmicos de grande escala identificados no levantamento de galáxias SDSS3.

A equipa usou a correlação espacial entre a posição dos filamentos e a emissão de raios-X associada para fornecer evidências da presença de gás quente na teia cósmica e, pela primeira vez, medir a sua temperatura.

As descobertas confirmam análises anteriores da mesma equipa, com base na deteção indireta de gás quente na teia cósmica através do seu efeito no fundo de microondas cósmico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …