Cientistas podem ter detetado a matéria oculta do Universo

Tanimura, Aghanim CNRS / Universidade de Paris-Saclay

Imagem simulada da emissão no domínio dos raios X do gás contido nos filamentos da rede cósmica

Uma equipa de astrofísicos pode ter detetado, pela primeira vez, a matéria oculta do Universo, numa análise estatística inovadora de duas décadas.

As galáxias distribuem-se pelo Universo como uma rede complexa de nós interligada por filamentos separados por vazios – a chamada teia cósmica.

Os cientistas acreditam que as fibras contêm quase toda a matéria comum (conhecida como bariónica) como um gás quente difuso. No entanto, o sinal emitido por esse gás é fraco ao ponto de, na realidade, 40 a 50% dos bariões não serem detetados pelos investigadores

Estes bariões ausentes estão escondidos na estrutura filamentar da teia cósmica.

Segundo o Tech Explorist, cientistas do Instituto de Astrofísica Espacial (CNRS/Universidade de Paris-Saclay, em França) podem ter detetado, pela primeira vez, essa matéria oculta através de uma análise estatística inovadora de dados reunidos durante de 20 anos.

As descobertas foram publicadas na Astronomy & Astrophysics.

A análise estatística revela a emissão de raios-X pelos bariões quentes nos filamentos. A deteção é baseada nos sinais de raios-X acumulados, nos dados do levantamento ROSAT2, em aproximadamente 15 mil filamentos cósmicos de grande escala identificados no levantamento de galáxias SDSS3.

A equipa usou a correlação espacial entre a posição dos filamentos e a emissão de raios-X associada para fornecer evidências da presença de gás quente na teia cósmica e, pela primeira vez, medir a sua temperatura.

As descobertas confirmam análises anteriores da mesma equipa, com base na deteção indireta de gás quente na teia cósmica através do seu efeito no fundo de microondas cósmico.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …