Cientistas podem ter detetado a matéria oculta do Universo

Tanimura, Aghanim CNRS / Universidade de Paris-Saclay

Imagem simulada da emissão no domínio dos raios X do gás contido nos filamentos da rede cósmica

Uma equipa de astrofísicos pode ter detetado, pela primeira vez, a matéria oculta do Universo, numa análise estatística inovadora de duas décadas.

As galáxias distribuem-se pelo Universo como uma rede complexa de nós interligada por filamentos separados por vazios – a chamada teia cósmica.

Os cientistas acreditam que as fibras contêm quase toda a matéria comum (conhecida como bariónica) como um gás quente difuso. No entanto, o sinal emitido por esse gás é fraco ao ponto de, na realidade, 40 a 50% dos bariões não serem detetados pelos investigadores

Estes bariões ausentes estão escondidos na estrutura filamentar da teia cósmica.

Segundo o Tech Explorist, cientistas do Instituto de Astrofísica Espacial (CNRS/Universidade de Paris-Saclay, em França) podem ter detetado, pela primeira vez, essa matéria oculta através de uma análise estatística inovadora de dados reunidos durante de 20 anos.

As descobertas foram publicadas na Astronomy & Astrophysics.

A análise estatística revela a emissão de raios-X pelos bariões quentes nos filamentos. A deteção é baseada nos sinais de raios-X acumulados, nos dados do levantamento ROSAT2, em aproximadamente 15 mil filamentos cósmicos de grande escala identificados no levantamento de galáxias SDSS3.

A equipa usou a correlação espacial entre a posição dos filamentos e a emissão de raios-X associada para fornecer evidências da presença de gás quente na teia cósmica e, pela primeira vez, medir a sua temperatura.

As descobertas confirmam análises anteriores da mesma equipa, com base na deteção indireta de gás quente na teia cósmica através do seu efeito no fundo de microondas cósmico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Odemira exige medidas ao Governo. Cidadãos "têm de saltar a cerca" para comprarem teste noutra freguesia

A Assembleia Municipal de Odemira, em Beja, exigiu no domingo ao Governo a adoção de sete medidas estruturais e quatro medidas de combate à pandemia de covid-19 no concelho, como o fim da cerca sanitária …

Al Hilal anuncia contratação de Marega, que sai do FC Porto a custo zero

O clube saudita anunciou, este domingo, a contratação do avançado maliano, que estava em final de contrato com o FC Porto e sai assim a custo zero. O Al Hilal anunciou a contratação de Moussa Marega, …

Cimeira Social cumpriu os objetivos. Costa acredita que união entre a UE e a Índia é fundamental

A Cimeira Social do Porto chegou ontem ao fim depois de dois dias de trabalhos entre os líderes europeus. Dois dos objetivos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia foram cumpridos: foram retomadas as …

Os abelhões são madrugadores (e gostam de começar a trabalhar mais cedo)

Um novo estudo revelou que os abelhões têm maior probabilidade de sair em busca de alimentos na luz baixa do amanhecer. Uma equipa de cientistas da Universidade de Exeter usaram RFID - tecnologia semelhante aos pagamentos …

Santana Lopes candidata-se como independente à Câmara da Figueira da Foz

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, que na sexta-feira mudou a residência para a Figueira da Foz, apresentou-se este domingo como candidato a esta Câmara do distrito de Coimbra, …

Pessoas a partir dos 60 anos já podem autoagendar vacinação contra covid-19

Pessoas a partir dos 60 anos já podem fazer o agendamento para a vacinação contra a covid-19, que até agora estava reservado a maiores de 65 anos, disse à Lusa a task force da vacinação. A …

Saturno tem um campo magnético único (e podemos finalmente saber porquê)

Uma nova análise dos dados da sonda Cassini mostrou o que pode estar a acontecer dentro de Saturno para que este planeta tenha um campo magnético tão estranho. De acordo com o site Science Alert, os …

Astrónomos detetam "oceano" invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

Um misterioso rastro de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura. Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados …

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …