Pode existir tanta água dentro da Terra como nos oceanos

Uma equipa de cientistas de várias instituições do Japão e Alemanha encontrou provas de que o manto da Terra tem tanta água como os oceanos.

duas teorias que explicam a presença de água na Terra. Uma delas, a dominante, sustenta que a água chegou ao nosso planeta trazida por cometas e asteróides durante um “Grande Bombardeamento”, há mais de 3 mil milhões de anos.

Outra teoria, completamente distinta, defende que a Terra tem água desde o início da sua formação, e que é capaz de a produzir através de mecanismos geológicos.

Um novo estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade de Okayama, no Japão, e do Instituto Bayerisches, da Universidade Bayreuth, na Alemanha, poderá agora lançar uma nova luz sobre a questão, e ajudar a identificar a origem da água na Terra.

De acordo com o novo estudo, as profundidades da Terra têm uma reserva colossal de água — aproximadamente a mesma quantidade de água que todos os oceanos.

As conclusões do estudo foram apresentadas esta semana na Science Advances, num artigo no qual os cientistas afirmam que a parte superficial e a mais profunda do manto terrestre estão livres de água, mas que uma camada intermédia do manto terrestre, entre 410 e 660 km de profundidade, pode conter grandes quantidades do líquido.

Esta camada é composta por wadsleyite e ringwoodite, dois minerais que permitem a retenção de água. Para testar a sua teoria, os cientistas criaram ringwoodite sintética, para representar a parte central do manto, e bridgemanite (MgSiO3), para representar a parte inferior da camada. Depois, adicionaram água à ringwoodite , verificando que a viscosidade do mineral se torna bastante inferior.

Ao ajustar a quantidade de água adicionada ao manto sintético e calcular as mudanças na viscosidade, comparando-a com a viscosidade conhecida das camadas do manto terrestre, os especialistas conseguiram estimar a acumulação de água nos minerais do manto e calcular quanta água poderá existir na região central do manto terrestre.

E os resultados obtidos foram impressionantes: há aparentemente tanta água nas profundidades da Terra como em todos os seus oceanos.

É agora necessário realizar estudos mais detalhados para confirmar estes resultados, que, a revelarem-se correctos, poderão colocar em causa a teoria de que a água do nosso planeta chegou à Terra a bordo de asteróides e cometas.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro Júlio,
      Há ciências exactas, e ciências não exactas.
      Nas ciências exactas, há teorias provadas, que se transformam em leis, e teorias que ainda não estão provadas.
      As teorias são postuladas com base nos dados conhecidos num dado momento.
      E os cientistas postulam múltiplas teorias, e algumas são provadas verdadeiras, e outras são provadas falsas e ajudam a provar as verdadeiras.
      Para provar uma teoria, os cientistas fazem uma “previsão”: se a minha teoria estiver correcta, se eu fizer isto assim assado, então vai acontecer frito e cozido, e o frito e cozido nas circunstâncias assim e assado só pode acontecer se a minha teoria for verdadeira.
      Então os cientistas fazem assim e assado muitas vezes, até ter a certeza de que acontece sempre frito e cozido.
      E se acontece frito e cozido, numa ciência exacta, a teoria transforma-se em lei.
      E no dia em que mais tarde acontece assim e assado e não acontece frito e cozido, ou acontece frito e cozido e não aconteceu assim e assado, os cientistas percebem que têm dados novos e que têm que rever as suas leis.
      É assim que funciona a ciência, é assim que funcionam as ciências exactas.
      E se não houvesse ciências exactas, não haveria os satélites no espaço e os cabos debaixo do mar e a rede mundial de servidores e os microchips e os processadores e o código informático e os mil milhões de pequenos avanços da ciência que permitiram ao Júlio ligar um computador, ligar-se à internet, escrever “Os cientistas, são como o pi. Não são uma ciência exacta…“, e estarmos todos a ler o que o Júlio escreveu.
      Sem cientistas a fazer coisas com muita exactidão, tal não teria sido possível.
      E sim, o pi não é um número exacto. Mas tal como o pi, há ciências exactas, as quais, não o sendo, determinam as suas leis com são muito muito muito muito muito muito muito rigor.

  1. Ora até que enfim lemos uma resposta com cabeça tronco e membros sem ser aquela do costume – Caro sicrano o erro já foi emendado etc etc – Parabéns e desse trabalho que nós gostamos.

RESPONDER

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …

Curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia na Síria serão neutralizados

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou hoje que as forças de Ancara irão "neutralizar" os combatentes curdos da Síria que penetrem nas áreas controladas pela Turquia. “Se houver algum ‘terrorista’ (combatente curdo) que tenha …

Líder parlamentar do PP admite grande coligação com o PSOE

A líder parlamentar do Partido Popular, Cayetana Álvarez de Toledo, admite uma grande coligação com o PSOE se nenhum partido tiver maioria absoluta nas eleições que decorrem a 10 de novembro e se houver uma …