Pode existir tanta água dentro da Terra como nos oceanos

Uma equipa de cientistas de várias instituições do Japão e Alemanha encontrou provas de que o manto da Terra tem tanta água como os oceanos.

duas teorias que explicam a presença de água na Terra. Uma delas, a dominante, sustenta que a água chegou ao nosso planeta trazida por cometas e asteróides durante um “Grande Bombardeamento”, há mais de 3 mil milhões de anos.

Outra teoria, completamente distinta, defende que a Terra tem água desde o início da sua formação, e que é capaz de a produzir através de mecanismos geológicos.

Um novo estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade de Okayama, no Japão, e do Instituto Bayerisches, da Universidade Bayreuth, na Alemanha, poderá agora lançar uma nova luz sobre a questão, e ajudar a identificar a origem da água na Terra.

De acordo com o novo estudo, as profundidades da Terra têm uma reserva colossal de água — aproximadamente a mesma quantidade de água que todos os oceanos.

As conclusões do estudo foram apresentadas esta semana na Science Advances, num artigo no qual os cientistas afirmam que a parte superficial e a mais profunda do manto terrestre estão livres de água, mas que uma camada intermédia do manto terrestre, entre 410 e 660 km de profundidade, pode conter grandes quantidades do líquido.

Esta camada é composta por wadsleyite e ringwoodite, dois minerais que permitem a retenção de água. Para testar a sua teoria, os cientistas criaram ringwoodite sintética, para representar a parte central do manto, e bridgemanite (MgSiO3), para representar a parte inferior da camada. Depois, adicionaram água à ringwoodite , verificando que a viscosidade do mineral se torna bastante inferior.

Ao ajustar a quantidade de água adicionada ao manto sintético e calcular as mudanças na viscosidade, comparando-a com a viscosidade conhecida das camadas do manto terrestre, os especialistas conseguiram estimar a acumulação de água nos minerais do manto e calcular quanta água poderá existir na região central do manto terrestre.

E os resultados obtidos foram impressionantes: há aparentemente tanta água nas profundidades da Terra como em todos os seus oceanos.

É agora necessário realizar estudos mais detalhados para confirmar estes resultados, que, a revelarem-se correctos, poderão colocar em causa a teoria de que a água do nosso planeta chegou à Terra a bordo de asteróides e cometas.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro Júlio,
      Há ciências exactas, e ciências não exactas.
      Nas ciências exactas, há teorias provadas, que se transformam em leis, e teorias que ainda não estão provadas.
      As teorias são postuladas com base nos dados conhecidos num dado momento.
      E os cientistas postulam múltiplas teorias, e algumas são provadas verdadeiras, e outras são provadas falsas e ajudam a provar as verdadeiras.
      Para provar uma teoria, os cientistas fazem uma “previsão”: se a minha teoria estiver correcta, se eu fizer isto assim assado, então vai acontecer frito e cozido, e o frito e cozido nas circunstâncias assim e assado só pode acontecer se a minha teoria for verdadeira.
      Então os cientistas fazem assim e assado muitas vezes, até ter a certeza de que acontece sempre frito e cozido.
      E se acontece frito e cozido, numa ciência exacta, a teoria transforma-se em lei.
      E no dia em que mais tarde acontece assim e assado e não acontece frito e cozido, ou acontece frito e cozido e não aconteceu assim e assado, os cientistas percebem que têm dados novos e que têm que rever as suas leis.
      É assim que funciona a ciência, é assim que funcionam as ciências exactas.
      E se não houvesse ciências exactas, não haveria os satélites no espaço e os cabos debaixo do mar e a rede mundial de servidores e os microchips e os processadores e o código informático e os mil milhões de pequenos avanços da ciência que permitiram ao Júlio ligar um computador, ligar-se à internet, escrever “Os cientistas, são como o pi. Não são uma ciência exacta…“, e estarmos todos a ler o que o Júlio escreveu.
      Sem cientistas a fazer coisas com muita exactidão, tal não teria sido possível.
      E sim, o pi não é um número exacto. Mas tal como o pi, há ciências exactas, as quais, não o sendo, determinam as suas leis com são muito muito muito muito muito muito muito rigor.

  1. Ora até que enfim lemos uma resposta com cabeça tronco e membros sem ser aquela do costume – Caro sicrano o erro já foi emendado etc etc – Parabéns e desse trabalho que nós gostamos.

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …