Pode acariciar as suas plantas — elas sentem o início e o fim do seu toque

Se gosta de dar carinho às suas plantas, saiba que elas sentem o seu toque e sabem quando as deixa em paz.

As plantas não têm nervos, mas conseguem perceber quando algo ou alguém lhes toca e quando se afasta, segundo um estudo publicado este mês na revista Nature.

Com uma vareta de vidro, os cientistas avançaram para o toque e verificaram que as células das plantas responderam ao enviar ondas lentas de sinais de cálcio para outras células na planta.

Os investigadores recorreram a plantas de agrião e tabaco — cultivadas especificamente para terem sensores de cálcio — e, depois de 84 experiências em 12 plantas, perceberam que, ao aliviar a pressão, afastando a vareta, as ondas transmitidas entre células tornaram-se muito mais rápidas.

Os cientistas já sabiam que as plantas reagem a certos estímulos, como as dentadas das lagartas.

No entanto, o novo estudo mostra que os sinais enviados pelas células são diferentes no início e no fim do toque, o que significa que as plantas discriminam os dois momentos.

“É surpreendente como as plantas conseguem fazer isto de uma maneira totalmente diferente dos animais, sem células nervosas e a um nível requintado”, afirmou, segundo o Futurity, o professor de biologia e autor do estudo, Michael Knoblauch, da Universidade de Washington.

Os autores explicam que as mudanças de pressão nas células justificam, possivelmente, a oscilação de velocidade das ondas.

Quando testaram a teoria mecanicamente, aplicando pressão diretamente na célula, o resultado foi o mesmo.

“Os humanos e os animais pressentem o toque através de células sensoriais.  mecanismo das plantas parece ser através da oscilação da pressão da célula interna”, explica Knoblauch, sublinhando que qualquer célula da planta ativa essa perceção.

“Não importa qual é a célula. Nós humanos precisamos de células nervosas, mas nas plantas qualquer célula na superfície consegue fazer isto.”

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.