No seu podcast sobre crime ““Proof”, Susan Simpson e Jacinda Davis encontraram inconsistências ao investigar o caso do homicídio do jovem de 15 anos Brian Bowling.
“Encontramos um caso que o mundo tinha esquecido”, disse Simpson ao The Washington Post.
Tudo começou em 1996, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, quando Cain Joshua Storey levou uma arma para a casa do seu amigo Brian Bowling.
Enquanto Bowling falava com a sua namorada por chamada e lhe dizia que estavam a jogar roleta russa com a arma, ouviu-se um disparo repentino. O tiro revelou-se fatal para o jovem de 15 anos.
Inicialmente, Storey foi acusado de homicídio involuntário, mas mais tarde a polícia concluiu que Bowling tinha sido assassinado com a ajuda de Darrell Lee Clark, outro jovem do grupo de amigos.
As autoridades basearam a sua acusação em duas testemunhas. Uma delas, uma mulher que disse ter ouvido Clark e Storey a falar sobre como os dois tinham assassinado Bowling porque ele sabia demasiado sobre um pequeno roubo que a dupla tinha cometido. A outra testemunha era um homem que supostamente disse à polícia que viu Clark a fugir do local após a morte de Bowling.
A testemunha ocular acabou por ser crucial nas condenações de Clark e Storey, que tinham apenas 17 anos de idade. Os jovens foram condenados a prisão perpétua por homicídio e conspiração para cometer homicídio.
Simpson e Davis entrevistaram as duas testemunhas e notaram que as versões da história mudaram bastante desde 1998.
A mulher disse aos podcasters que a polícia coagiu o seu testemunho, ameaçando levar os seus filhos, relata o The Guardian. E o homem, que tinha deficiência auditiva e de fala, foi mal interpretado. O seu testemunho era sobre um tiroteio não relacionado que testemunhou em 1976.
Agora, 25 anos depois de serem injustamente presos, Clark e Storey foram finalmente libertados.
“Tem sido surreal para dizer o mínimo”, disse Storey à CNN. “Acredito que vai ser ótimo. Um passo de cada vez. De qualquer forma, nunca permiti que a minha mente ficasse trancada todos estes anos”.
“Nunca pensas que algo assim vai acontecer contigo. Nunca pensei que passaria mais de metade da minha vida na prisão, especialmente por algo que não fiz”, disse ainda Clark.
Quando Davis e Simpson entraram em contacto com Storey, ele perguntou: “O que é um podcast?”. Certamente agora saberá o que é.