“Poções do amor” podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma “poção do amor”. A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que as relações se tornem eternas.

Esta visão pode parecer algo futurista, mas Brian Earp, investigador da Universidade de Yale, realça que esta opção pode estar mais próxima do que aquilo que pensamos. Para o especialista, esta é uma combinação de luxúria, amor e tecnologia, que pode vir a derrubar barreiras sobre aquilo que é ou não ético.

Earp destaca que produtos como ecstasy, cogumelos mágicos e antidepressivos já têm alguns efeitos de uma “poção do amor”. De acordo com o OZY, poucos são os investigadores que têm dado atenção aos efeitos secundários destas drogas.

Earp tem uma visão muito científica do amor: não acredita que se trata de “uma coisa mágica que acontece nos nossos corações ou almas quando conhecemos a pessoa certa”. A seu ver, as pessoas têm apenas o poder para exercer “uma certa quantidade” de controlo sobre quem e como amamos.

O especialista argumenta que as drogas mencionadas não devem tornar-se de uso generalizado, mas sim transformarem-se num complemento a outros métodos tradicionais de melhorar uma relação, nomeadamente a terapia de casais.

Na questão das drogas, Brian Earp e Julian Savulescu, que escreveu juntamente com ele o livro “Love Drugs: The Chemical Future of Relationships”, propõe uma nova e terceira  categoria para as drogas: aprimoramento. Os investigadores defendem que as drogas podem melhorar a vida das pessoas e as suas relações amorosas, se forem usadas de maneira correta.

“Eu acho que, nas circunstâncias certas, se isso se tornar legal, eu estaria recetivo a usar MDMA [ecstasy] ou psilocibina [cogumelos mágicos] com a minha parceira para explorar os caminhos mais profundos da nossa relação”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Amadora-Sintra contratualiza mais 480 cirurgias com hospital privado para recuperar listas de espera

O Hospital Fernando da Fonseca (HFF), no distrito de Lisboa, contratualizou com uma unidade de saúde privada a realização de 480 cirurgias de doentes que necessitam de internamento e estão em lista de espera há …

Depois das máscaras e do gel, autotestes à covid-19 também vão ser dedutíveis no IRS

Os autotestes à covid-19 que estão à venda em farmácias e parafarmácias vão ser dedutíveis no IRS. Para isso, é preciso pedir o número de identificação fiscal (NIF) na fatura no momento da compra. De acordo …

Governo estuda cartão eletrónico para apoiar carenciados. Reduz fraudes (e pode beneficiar comércio local)

Portugal está a avaliar adotar uma solução de apoio alimentar a pessoas carenciadas através de cartões eletrónicos ou vouchers. De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia este sábado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade …

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país. O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche …

A montanha pariu um rato? (Ou nem tanto) Sócrates ainda arrisca 12 anos de prisão

José Sócrates livrou-se dos crimes de corrupção na Operação Marquês, mas o juiz Ivo Rosa acusou declaradamente o ex-primeiro-ministro de se ter "vendido" ao amigo Carlos Santos Silva. Só que o crime já prescreveu e, …

China multa Alibaba em 2,33 mil milhões de euros por violações antimonopólio

As autoridades chinesas multaram o gigante' de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (equivalente a 2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou este sábado a imprensa estatal na …