“Poções do amor” podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma “poção do amor”. A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que as relações se tornem eternas.

Esta visão pode parecer algo futurista, mas Brian Earp, investigador da Universidade de Yale, realça que esta opção pode estar mais próxima do que aquilo que pensamos. Para o especialista, esta é uma combinação de luxúria, amor e tecnologia, que pode vir a derrubar barreiras sobre aquilo que é ou não ético.

Earp destaca que produtos como ecstasy, cogumelos mágicos e antidepressivos já têm alguns efeitos de uma “poção do amor”. De acordo com o OZY, poucos são os investigadores que têm dado atenção aos efeitos secundários destas drogas.

Earp tem uma visão muito científica do amor: não acredita que se trata de “uma coisa mágica que acontece nos nossos corações ou almas quando conhecemos a pessoa certa”. A seu ver, as pessoas têm apenas o poder para exercer “uma certa quantidade” de controlo sobre quem e como amamos.

O especialista argumenta que as drogas mencionadas não devem tornar-se de uso generalizado, mas sim transformarem-se num complemento a outros métodos tradicionais de melhorar uma relação, nomeadamente a terapia de casais.

Na questão das drogas, Brian Earp e Julian Savulescu, que escreveu juntamente com ele o livro “Love Drugs: The Chemical Future of Relationships”, propõe uma nova e terceira  categoria para as drogas: aprimoramento. Os investigadores defendem que as drogas podem melhorar a vida das pessoas e as suas relações amorosas, se forem usadas de maneira correta.

“Eu acho que, nas circunstâncias certas, se isso se tornar legal, eu estaria recetivo a usar MDMA [ecstasy] ou psilocibina [cogumelos mágicos] com a minha parceira para explorar os caminhos mais profundos da nossa relação”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …