/

Pó de partículas coagulantes: acabaram-se as hemorragias

Christian Kastrup, James Baylis

O novo pó de partículas autopropulsionadas coagulantes

O novo pó de partículas autopropulsionadas coagulantes

Investigadores canadianos criaram as primeiras partículas de autopropulsão capazes de transportar coagulantes contra o fluxo de sangue para tratar hemorragias graves, o que pode ser um enorme avanço no atendimento de traumas.

De acordo com Christian Kastrup, professor assistente no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de British Columbia, no Canadá, a hemorragia é a causa de morte em um grande número de jovens, que poderiam ter sobrevivido se houvesse formas mais eficientes de lidar com o sangramento excessivo.

A morte materna por hemorragia pós-parto também é preocupante. Em locais com poucos recursos, podem chegar a valores tão elevados quanto uma morte por cada 50 nascimentos.

Os métodos tradicionais para parar uma hemorragia grave não são muito eficazes numa hemorragia interna, em que a perda de sangue começa no interior do corpo, como no útero, nos seios ou no abdómen.

A medicina tem desenvolvido centenas de agentes com objectivo de coagular sangue, mas o problema é que é difícil conseguir que este tipo de medicamento viaje contra o fluxo sanguíneo até à fonte da hemorragia.

Agora, pela primeira vez, os investigadores chegaram a uma solução absolutamente engenhosa: um agente anticoagulante extremamente eficiente.

O estudo que descreve a técnica desenvolvida foi publicado na Science Advances.

O desenvolvimento da solução genial

Christian Kastrup juntou-se a um grupo de engenheiros bioquímicos e médicos de emergência para desenvolver micro-partículas de carbonato de cálcio que geram um gás simples, que podem ser aplicadas em forma de pó, para parar uma hemorragia crítica.

As partículas funcionam através da libertação de dióxido de carbono que as empurra até à fonte da hemorragia.

As formas de micro-partículas porosas de carbonato podem ligar-se a um agente coagulante e transportá-lo através das feridas, navegando profundamente no tecido danificado.

Depois de estudar e modelar o movimento destas partículas in vitro, os investigadores confirmaram os seus resultados utilizando dois modelos animais.

Mesmo num cenário que simulava um evento catastrófico – como uma ferida de bala numa artéria femoral – as partículas revelaram-se altamente eficazes a parar o sangramento.

Embora seja necessário realizar mais testes antes de colocar o agente no mercado, é já possível prever que estas partículas terão uma vasta gama de usos, desde simples operações no nariz até ao tratamento de feridas graves.

Segundo Kastrup, a investigação está contudo presentemente focada na hemorragia pós-parto, situação em que os médicos não conseguem ver os vasos danificados.

Se o pó mágico funcionar de Kastrup, as partículas poderão impulsionar-se sozinhas, encontrar as regiões danificadas que são a fonte da hemorragia pós-parto – e salvar vidas que hoje estariam perdidas.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.