Pó de partículas coagulantes: acabaram-se as hemorragias

Christian Kastrup, James Baylis

O novo pó de partículas autopropulsionadas coagulantes

O novo pó de partículas autopropulsionadas coagulantes

Investigadores canadianos criaram as primeiras partículas de autopropulsão capazes de transportar coagulantes contra o fluxo de sangue para tratar hemorragias graves, o que pode ser um enorme avanço no atendimento de traumas.

De acordo com Christian Kastrup, professor assistente no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de British Columbia, no Canadá, a hemorragia é a causa de morte em um grande número de jovens, que poderiam ter sobrevivido se houvesse formas mais eficientes de lidar com o sangramento excessivo.

A morte materna por hemorragia pós-parto também é preocupante. Em locais com poucos recursos, podem chegar a valores tão elevados quanto uma morte por cada 50 nascimentos.

Os métodos tradicionais para parar uma hemorragia grave não são muito eficazes numa hemorragia interna, em que a perda de sangue começa no interior do corpo, como no útero, nos seios ou no abdómen.

A medicina tem desenvolvido centenas de agentes com objectivo de coagular sangue, mas o problema é que é difícil conseguir que este tipo de medicamento viaje contra o fluxo sanguíneo até à fonte da hemorragia.

Agora, pela primeira vez, os investigadores chegaram a uma solução absolutamente engenhosa: um agente anticoagulante extremamente eficiente.

O estudo que descreve a técnica desenvolvida foi publicado na Science Advances.

O desenvolvimento da solução genial

Christian Kastrup juntou-se a um grupo de engenheiros bioquímicos e médicos de emergência para desenvolver micro-partículas de carbonato de cálcio que geram um gás simples, que podem ser aplicadas em forma de pó, para parar uma hemorragia crítica.

As partículas funcionam através da libertação de dióxido de carbono que as empurra até à fonte da hemorragia.

As formas de micro-partículas porosas de carbonato podem ligar-se a um agente coagulante e transportá-lo através das feridas, navegando profundamente no tecido danificado.

Depois de estudar e modelar o movimento destas partículas in vitro, os investigadores confirmaram os seus resultados utilizando dois modelos animais.

Mesmo num cenário que simulava um evento catastrófico – como uma ferida de bala numa artéria femoral – as partículas revelaram-se altamente eficazes a parar o sangramento.

Embora seja necessário realizar mais testes antes de colocar o agente no mercado, é já possível prever que estas partículas terão uma vasta gama de usos, desde simples operações no nariz até ao tratamento de feridas graves.

Segundo Kastrup, a investigação está contudo presentemente focada na hemorragia pós-parto, situação em que os médicos não conseguem ver os vasos danificados.

Se o pó mágico funcionar de Kastrup, as partículas poderão impulsionar-se sozinhas, encontrar as regiões danificadas que são a fonte da hemorragia pós-parto – e salvar vidas que hoje estariam perdidas.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …