Pó branco cobre Aldeia de Paio Pires. Ministério Público já está a investigar

nmorao / Flickr

Câmara do Seixal relaciona problemas na qualidade do ar com a atividade da Siderurgia Nacional

Há já várias semanas, um pó branco cobre automóveis e edifícios em Paio Pires, uma aldeia no Seixal. A GNR já recolheu provas e o Ministério Público está a investigar.

O Ministério Público está a investigar as amostras de pó branco e poluição, encontradas em automóveis e edifícios numa aldeia do Seixal e recolhidas pela GNR no passado dia 19 de janeiro, depois de várias queixas apresentadas pela população.

Segundo o Público, as amostras foram encaminhadas para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “no sentido de serem efetuadas as respetivas análises”. As queixas recaem sobre partículas de pó branco que cobrem automóveis e edifícios em Paio Pires, no Seixal.

De acordo com as queixas, as partículas brancas e de textura granulosa não saírem das superfícies com facilidade, o que obrigou muitos residentes daquela aldeia a lavar os carros com esfregões de palhar-de-aço.

Em resposta ao diário, a Câmara do Seixal adianta que “recentemente registaram-se diversas reclamações sobre a qualidade do ar no Município do Seixal e, em particular, na zona de Aldeia de Paio Pires, relacionados, alegadamente, com a atividade da empresa Siderurgia Nacional“.

A atividade da Siderurgia Nacional, atual SN-Seixal, propriedade do grupo espanhol Megasa, é a de produção de aço e derivados do aço. Além disso, a fábrica do Seixal tem uma unidade de reciclagem “dedicada à produção de sucata de aço fragmentada resultante da reciclagem de sucatas leves e de veículos fora de uso”, diz o site do Megasa.

O pó branco junta-se ao pó preto que vem das montanhas de escória, bem visíveis no terreno exterior da fábrica e que se encontram armazenadas a céu aberto. Apesar de serem materiais com interesse comercial, são também uma das principais fontes de preocupação da população de Paio Pires.

No início do ano, a Câmara do Seixal levou este assunto ao gabinete do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes. De acordo com a autarquia, o assunto está a ser atualmente estudado pelo Instituto Superior Técnico e “terá de ter a participação de um laboratório internacional, devido à complexidade desta matéria”.

Em resposta ao jornal, a autarquia admite a inexistência de estudos epidemiológicos, de análise à qualidade do ar e de ruído – algo que devia ser realizado pela própria Siderurgia.

Dada a inércia da entidade, a câmara decidiu avançar, em 2017, com um relatório de análise das partículas que se depositam em edifícios e viaturas para determinação da sua origem e natureza”, atualmente a ser desenvolvido pelo Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas neste pobre país, alguém se interessa pela qualidade do ar, pela qualidade de Vida, onde além desta poluição ambiental, existe a poluição do ruído» Onde está o cumprimento da lei que proíbe o ruído? Diz a lei:

    Decreto-Lei n.º 9/2007
    Diário da República n.º 12/2007, Série I de 2007-01-17

    Artigo 3.º

    Definições
    Para efeitos do presente Regulamento, entende-se por:
    a) «Actividade ruidosa permanente» a actividade desenvolvida com carácter permanente, ainda que sazonal, que produza ruído nocivo ou incomodativo para quem habite ou permaneça em locais onde se fazem sentir os efeitos dessa fonte de ruído, designadamente laboração de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços; … …

    p) «Período de referência» o intervalo de tempo a que se refere um indicador de ruído, de modo a abranger as actividades humanas típicas, delimitado nos seguintes termos:
    iii) Período nocturno – das 23 às 7 horas;

    Pelas 03, 04, 05, 06:00 horas da madrugada, aviões em direcção ao Aeroporto de Lisboa para aterragem, passam já a baixa altitude, com as turbinas a roncar, por cima dos prédios, alterando o sono de quem trabalha um dia inteiro e precisa de descansar à noite. Ninguém dá conta disto? Onde está o cumprimento da Lei?

  2. Qual é o assunto que está a falar o José? Será a localização do aeroporto penso que não está sim a falar do ruido que alguns fazem e não cumprem os regulamentos.O aeroporto pode lá estar à anos mas vai-se adaptando às novas tecnologias mas respeitar horários também é adaptação, no mundo à aeroportos com regras muito rigidas e os pilotos cumprem pois senão são eles próprios sancionados…

RESPONDER

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PSD conquista Aveiro com maiora absoluta, Isaltino ganha Oeiras

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …