Pneus velhos são matéria-prima para fazer betão sustentável

3

Saem o cascalho e a brita, entram os pneus velhos. Técnica desenvolvida na Austrália traz, agora, resultados 100% satisfatórios.

Pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália, especializada em estudos sobre novas tecnologias, desenvolveram técnica que possibilita substituir 100% dos agregados convencionais usados na produção de betãocomo o cascalho e a brita – por pneus que já não têm mais utilidade.

A possibilidade já vinha a ser testada há anos por pesquisadores de todo o mundo, mas nunca com resultados 100% satisfatórios e sempre utilizando apenas fragmentos dos pneus velhos.

Agora, com a nova técnica desenvolvida pelos engenheiros da Universidade RMIT, as dificuldades do processo foram superadas e os pneus velhos ainda podem ser usados integralmente na produção, que basicamente consiste em utilizar moldes húmidos de fundição para comprimir a borracha grossa dos pneus e transformá-la numa espécie de betão fresco – só que sem os agregados convencionais.

Além de baixar o custo do betão, a inovação também impacta muito menos o meio ambiente, já que dispensa a extração de recursos naturais, como a brita e o cascalho, usados na fabricação do betão convencional e ainda oferece uma solução para o desafio do descarte de pneus velhos.

Somente no Brasil, cerca de 90 milhões de pneus são descartados por ano. A grande maioria fica abandonada nas ruas, sendo inclusive foco de insetos causadores de doenças como a dengue. O restante, mesmo em aterros sanitários, ocupa muito espaço, libera toxinas que contaminam os lençóis freáticos e, muitas vezes, é queimado, liberando gases extremamente tóxicos na atmosfera.

Com a nova técnica que usa os pneus velhos como matéria-prima, todos esses problemas ambientais podem estar com os dias contados, já que procura por cimento no mundo é o que não falta!

Mas os pesquisadores alertam: ainda estão a ser feitos testes. Por isso, por enquanto, o mais indicado é usar o cimento sustentável de pneus velhos para fins não-estruturais. Ou seja, nada de subir prédios ou casas com ele. Mas a pavimentação de ruas e a construção de calçadas, por exemplo, já está liberada!

3 Comments

  1. Correção linguística do texto da notícia,
    Boa tarde, agradecia que os senhores jornalistas ,antes de publicarem uma notícia, tivessem cuidado em corrigir eventuais erros; neste caso, suspeito que tenham utilizado um tradutor automático, e por descuido traduziram para português do Brasil: concreto é a palavra portuguesa do Brasi que significa betão, esta sim uma palavra portuguesa de Portugal

    • Boa tarde.
      Não houve tradutor automático mas sim, houve adaptação de português do Brasil para português de Portugal.
      Em cinco conversões de “concreto” para “betão” – incluindo no título – falhou-nos uma.
      Agora também essa foi convertida.
      Obrigado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.