Pneus de carros esvaziados: movimento ambientalista chegou a Portugal

8

Reprodução / Twitter

SUV são os alvos. “Portugueses chateados por não poderem conduzir os seus tanques enormes. Oh não! Bem-vindos à diversão”. PSP diz que não é crime.

Foi em Novembro do ano passado que partilhámos aqui, pela primeira vez, relatos dos danos causados pelos The Tire Extinguishers.

Ou seja, os “extintores de pneus”. Sim, estes activistas andam pelas ruas a esvaziar ou a furar pneus.

É um grupo que se apresenta como defensor do ambiente. E tem como alvos principais os SUV e os 4×4, principalmente os primeiros.

No portal oficial do movimento, há mesmo indicações sobre como identificar um SUV. Os activistas apresentam listas de características frequentes e de marcas de carros SUV. E, logo a seguir, o site apresenta um manual de instruções sobre como furar um pneu de um SUV.

“Fizemos isto porque conduzir um veículo grande em áreas urbanas tem consequências enormes para os outros”, lê-se no folheto que deixam no carro atacado.

Na altura, tinham deixado danos em 900 SUVs em quatro países: Alemanha, França, Reino Unido e Países Baixos.

Meio ano depois, chegaram a Portugal.

Já há relatos de portugueses que, nesta semana, chegaram ao seu carro e pelo menos um dos pneus estava esvaziado ou furado, com um aviso em papel em forma de comunicado. Dezenas de carros foram atacados.

Curiosamente, o carro que está na imagem reproduzida ali em cima não é um SUV. É um todo-o-terreno, ou 4×4; e pelo Reddit já surgiram críticas a este alvo – um carro com mais de 20 anos, “desenhado para o trabalho” e que não será “pura vaidade” do proprietário, como alerta o grupo.

O grupo já confirmou que é o autor desta “onda” de pneus furados: “Chegam-nos mensagens de portugueses que estão chateados por não poderem conduzir os seus tanques enormes. Oh não! Bem-vindos à diversão, Portugal!”.

No jornal Público, o The Tyre Extinguishers avisou que esta foi “a primeira acção” do grupo em Portugal: “Haverá mais acções e incentivamos o máximo de pessoas a envolver-se”.

“Bem-vindos à diversão, Portugal! Agora que tivemos a nossa primeira acção, onde será a próxima?”, lê-se no comunicado.

A Polícia de Segurança Pública ainda não recebeu qualquer denúncia. E disse à revista Visão que esvaziar um pneu “não constitui necessariamente um crime, nomeadamente de dano” porque não “inutiliza ou danifica” o carro.

“Exagero, abuso”

Francisco Ferreira, dirigente da associação Zero, tem noção de que os SUV são os carros que poluem mais.

Mas a Zero condena este movimento: “Coloca em causa situações de emergência, que perturbam fortemente a utilização do automóvel em determinadas circunstâncias. É um exagero, um abuso“.

E deixa uma sugestão, na rádio Observador: “Seria útil pôr o papel, alertar para a questão, mas não ir além disso”.

Francisco Ferreira teme que acções de alguns grupos ambientalistas “funcionem ao contrário, levando a pessoas a desacreditar de um alerta crucial”.

ZAP //

8 Comments

  1. Ciyando :
    porque não “inutiliza ou danifica”

    Ai é ? Não é crime fazer isso ?
    Com esta acção o veiculo não fica inoperacional ?
    Mas roubar gasoliuna já é não é ??
    E se o dono tiver uma urgencia ? Vai com os pneus vazios a largar faisca pelo alcatrão fora ?
    Velho ditado das forças da ordem : trabalhar faz calo!!!!

  2. Cada vez gosto mais destes “pseudoambientalistas”, mas vou-lhes ao…dou-lhes conselhos…enfim gosto.
    Grande António Botto.

  3. Pode ser que algum fique com Traumas ao ser apanhado a esvaziar Pneus, também não é crime obrigar os gajos a encherem com uma bomba.Era um Gajo apanhar um destes e Obrigar a encher as Rodas com Bombas de pé de bicicleta

    • Se apanhar algum a fazer-me isso posso garantir que não vai a lado nenhum enquanto não deixar o pneu como estava. Nem que o tenha de encher ao sopro.

  4. Será que os meninos mimados que fazem estas coisas não usam o carrinho do papá e não usam smartphone? Ou não viajam de avião? Ou não comem abacate que tantos danos ambientais provoca?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.