PM do Japão anuncia dissolussão de câmara baixa antes de eleições antecipadas

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou que vai dissolver a câmara baixa do Parlamento no final da semana, antes da realização de eleições gerais antecipadas.

“Vou dissolver a câmara baixa no dia 21”, disse Shinzo Abe numa conferência de imprensa.

O primeiro-ministro conservador já tinha apresentado aos dirigentes do seu Partido Liberal Democrata (PLD) a decisão de dissolver a câmara baixa do Parlamento e de convocar os eleitores dois anos antes do previsto, anunciaram os media.

Segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira, a economia japonesa entrou em recessão depois de uma queda entre julho e setembro, o que levou a que Shinzo Abe suspendesse o plano de aumento de impostos e avançasse para eleições antecipadas.

O Produto Interno Bruto do país diminuiu 0,4%, a uma taxa anual de 1,6%, mostrando como o aumento de impostos em abril freou o crescimento, o que representou um forte golpe para o primeiro-ministro, que se comprometeu em elevar a economia nacional.

Como resposta à contração da economia, Shinzo Abe decidiu adiar para a primavera de 2017 a subida do IVA prevista inicialmente para outubro de 2015.

O Parlamento nipónico aprovou em 2012 a subida, em duas fases, do imposto sobre o consumo que se fixaria em 10% em outubro de 2015. A subida de 5% para 8% do imposto no início deste ano, a primeira encetada em 17 anos, pode ter travado o crescimento.

As eleições antecipadas, que já eram previstas por analistas, devem ter lugar ainda em dezembro deste ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.