Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

(dr) Action Culottée

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar fechadas.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, os manifestantes têm partilhado nas redes sociais  as várias peças de lingerie que enviaram ao líder do Governo francês, Jean Castex, que seguem juntamente com uma carta com as suas queixas.

O protesto, organizado pelo grupo Action Culottée, surgiu depois destes negócios terem sido considerados comércio não essencial e, portanto, terem sido forçados a encerrar como parte das restrições para controlar a transmissão da covid-19 no país.

“Conseguimos que o número de participantes chegasse a 200. O que significa que o primeiro-ministro recebeu 200 cuecas”, conta à cadeia norte-americana Nathalie Paredes, dona da loja Sylvette Lingerie, em Lyon, e fundadora do movimento.

Em comunicado, o grupo explicou que pretende “chamar a atenção para a situação crítica que centenas de lojas de roupa íntima em todo o país estão a passar”.

“Floristas, livrarias, cabeleireiros e lojas de discos foram classificados como negócios ‘essenciais’. Mas e a roupa interior? Não é uma questão de higiene e proteção? Não é a primeira coisa que colocamos de manhã quando nos estamos a vestir?”, questiona.

Na missiva enviada ao primeiro-ministro, os proprietários destes negócios pedem ainda que o Governo reconsidere as regras do confinamento que estão atualmente em vigor.

“A verdade é que TODOS somos essenciais, primeiro-ministro. Os pequenos negócios e negócios locais são preciosos. Contribuem para a economia local e dão vida às nossas comunidades”, pode ler-se.

Desde o início da pandemia, França já contabilizou 5.408.606 casos de infeção. O número total de mortes devido à covid-19 ultrapassou os 102 mil óbitos.

De acordo com a agência France-Presse, a pandemia já provocou pelo menos 3.060.859 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá lugar acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …

Estádio Sp. Braga

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921. A polémica …

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …