Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

(dr) Action Culottée

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar fechadas.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, os manifestantes têm partilhado nas redes sociais  as várias peças de lingerie que enviaram ao líder do Governo francês, Jean Castex, que seguem juntamente com uma carta com as suas queixas.

O protesto, organizado pelo grupo Action Culottée, surgiu depois destes negócios terem sido considerados comércio não essencial e, portanto, terem sido forçados a encerrar como parte das restrições para controlar a transmissão da covid-19 no país.

“Conseguimos que o número de participantes chegasse a 200. O que significa que o primeiro-ministro recebeu 200 cuecas”, conta à cadeia norte-americana Nathalie Paredes, dona da loja Sylvette Lingerie, em Lyon, e fundadora do movimento.

Em comunicado, o grupo explicou que pretende “chamar a atenção para a situação crítica que centenas de lojas de roupa íntima em todo o país estão a passar”.

“Floristas, livrarias, cabeleireiros e lojas de discos foram classificados como negócios ‘essenciais’. Mas e a roupa interior? Não é uma questão de higiene e proteção? Não é a primeira coisa que colocamos de manhã quando nos estamos a vestir?”, questiona.

Na missiva enviada ao primeiro-ministro, os proprietários destes negócios pedem ainda que o Governo reconsidere as regras do confinamento que estão atualmente em vigor.

“A verdade é que TODOS somos essenciais, primeiro-ministro. Os pequenos negócios e negócios locais são preciosos. Contribuem para a economia local e dão vida às nossas comunidades”, pode ler-se.

Desde o início da pandemia, França já contabilizou 5.408.606 casos de infeção. O número total de mortes devido à covid-19 ultrapassou os 102 mil óbitos.

De acordo com a agência France-Presse, a pandemia já provocou pelo menos 3.060.859 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …