/

Primeiro-ministro do Haiti demite-se após protestos contra aumento dos combustíveis

Jean Marc Herve Abelard / EPA

O primeiro-ministro do Haiti, Jack Guy Lafontant

O primeiro-ministro do Haiti, Jack Guy Lafontant, anunciou hoje a sua demissão, depois de uma semana de violentos protestos contra uma tentativa do Governo em aumentar o preço dos combustíveis.

“Antes de aqui vir, apresentei a minha demissão ao Presidente da República, que a aceitou, e como eu disse, estou ao serviço da República”, afirmou Jack Guy Lafont no parlamento, onde se dirigiu acompanhado pelos seus ministros. Esta semana os deputados haitianos tinham já exigido que abandonasse o executivo.

Na sexta-feira, na sua conta na rede social Twitter, Lafont tinha recusado demitir-se, e hoje anunciou a sua demissão de molde a evitar uma moção de censura dos deputados, e depois de centenas de milhar de haitianos se terem manifestado nas ruas da capital.

O Governou anunciara uma subida dos preços da gasolina em 38%, do gasóleo em 47% e do querosene em 51%, a partir de hoje à meia-noite, o que originou uma vaga de protestos nos passados dias 06, 07 e 08.

Nas principais cidades e estradas do país foram erguidas barricadas, paralisando toda atividade. A violência foi mais forte na capital, Porto Príncipe, onde se registaram incêndios e pilhagens, tendo causado a morte a pelo menos quatro pessoas, noticiou a AFP.

Jack Guy Lafontant é médico e era um desconhecido nos meios políticos até ter sido nomeado em fevereiro. É um amigo de Jovenel Moïse, que exerce o cargo de Presidente da República desde 07 de fevereiro de 2017.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.