Qobuz existe há quase 15 anos e já conseguiu construir uma comunidade de seguidores. Tem 80 milhões de músicas.
Provavelmente o “leitor comum” do ZAP nunca ouviu falar da Qobuz.
Provavelmente o leitor do ZAP, que também é ouvinte frequente de música, conhece a Qobuz.
Surgiu em França em 2007. Só actuou em França durante os primeiros anos mas, no final de 2013, espalhou-se para outros oito países. Mais tarde chegou a Espanha e Itália e, em Maio de 2022, chegou a vez de Portugal.
A Qobuz estreia-se nesta semana em seis países: Portugal (o único europeu), Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile. Uma aposta clara nos mercados de língua portuguesa e espanhola.
O serviço de streaming de música vai assim chegar a mais 470 milhões de fãs de música, aproximadamente.
A plataforma passa assim a estar disponível em 25 países.
A aplicação, que aglomera cerca de 80 milhões de faixas (de diversos estilos musicais), centra-se em som de alta qualidade.
Há um maior cuidado no critério, no conteúdo, e tenta proporcionar aos utilizadores uma audição de músicas em alta qualidade – há cerca de dois anos a plataforma deixou de distribuir ficheiros no habitual formato MP3, focando-se em ficheiros sem perda de qualidade de som.
“Somos uma opção alternativa de streaming, através de uma experiência baseada em ecletismo e respeito pelos artistas”, comentou Pierre Largeas, director da empresa.
A Qobuz estabelece também como prioridade dar “palco” a artistas independentes e que não costumam passar nas rádios e noutros meios.