Campeonato de Portugal em alvoroço. Plata jogou pelo Sporting B, mas não podia

Mário Cruz / Lusa

O Oriental Dragon apresentou uma queixa contra o Sporting B por ter utilizado Gonzalo Plata, desrespeitando os regulamentos do Campeonato de Portugal.

O regulamento do Campeonato de Portugal dita que nenhuma equipa B pode utilizar um jogador do seu plantel principal nas últimas três jornadas da competição.

Tudo começou no dia 14 de março, num jogo entre Marítimo B e Pedras Rubras, em que os madeirenses venceram por uma bola. Mosquera, Diego e Kibe, jogadores da equipa principal maritimista, foram utilizados neste jogo.

Apesar do protesto do Pedras Rubras, o Conselho de Disciplina da FPF arquivou a queixa com a justificação de o Marítimo B ter ainda jogos referentes às jornadas 12, 17 e 22, escreve o Tribuna Expresso.

Isto acontece por causa das jornadas em atraso devido à pandemia de covid-19. Assim sendo, o Conselho de Disciplina da FPF entendeu que o jogo em causa não pode ser considerado um dos últimos três da prova.

Ora, no jogo do dia 20 de março, frente ao Oriental Dragon FC, o Sporting B colocou Gonzalo Plata no onze inicial, o equatoriano que ainda esta época treinou e jogou com a equipa principal.

O encontro com o Oriental Dragon foi relativo à antepenúltima jornada do Sporting B na competição, o que levou o emblema da Moita a apresentar queixa. O Estrela da Amadora também fez o mesmo.

O jornal Record explica que, em condições ‘normais’, Plata já estaria impedido de jogar pela equipa B. No entanto, a diferença no jogo com o Oriental Dragon é que a regra não se aplicava, porque estava em causa um desafio em atraso da 14.ª jornada.

Este critério já não se aplica nos próximos dois jogos do Sporting B, que defronta Ideal e Real SC. Isto significa que Gonzalo Plata terá mesmo de ficar de fora dessas partidas.

Perante este alvoroço no Campeonato de Portugal, a FPF vai-se reunir esta sexta-feira para discutir o assunto e perceber quem tem razão.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.