Plástico é a nova moeda no combate à poluição e à pobreza

A Plastic Bank foi criada em 2013 e tem como principais objetivos combater a pobreza e a poluição de plástico nos oceanos. Nas lojas da empresa, as pessoas mais necessitadas podem trocar plástico por dinheiro.

Só este ano, calcula-se que a humanidade produza cerca de 350 mil milhões de quilos de plástico, dos quais 8 a 12 mil milhões provavelmente acabarão no fundo do oceano. Um dos objetivos da Plastic Bank é impedir que isto aconteça.

A Plastic Bank possui uma cadeia de lojas para algumas das pessoas mais pobres do planeta. Nessas lojas, os clientes podem comprar qualquer coisa usando plástico como forma de pagamento.

Num discurso feito na IBM Think, em Sydney, um dos co-fundadores da empresa, David Katz, explicou a missão da Plastic Bank e como é possível combater a poluição nos oceanos juntamente com a pobreza no mundo. Para tal, Katz monetiza o plástico, ajudando não só a limitar o excesso, mas também a melhorar a vida das pessoas.

“Monetizamos o lixo e, na nossa loja, as pessoas podem pagar as mensalidades escolares, o seguro médico, acesso a produtos farmacêuticos, Wi-Fi, minutos de chamadas, telemóveis, combustível para cozinhar, fogões de alta eficiência, entre outros”, disse Katz.

O processo é simples: as pessoas levam o plástico, que é pesado e convertido num valor monetário. O dinheiro é posteriormente depositado numa conta online – uma aplicação bancária protegida pela tecnologia blockchain. Como o dinheiro está depositado digitalmente, as pessoas não correm o risco de serem roubadas.

“Apoio a proibição das palhinhas, mas temos de perceber que maior parte do plástico vem de áreas como Porto Príncipe, no Haiti, um dos países mais pobres do mundo“, realçou o CEO, citado pela ZDNet.

Katz destacou que é complicado apelar a estas pessoas para reciclarem, sendo que grande parte delas vive com apenas dois dólares por dia. “Se você não tem porta, nem chão, os seus filhos estão a morrer e não sabe quando é que vai ser a sua próxima refeição”, torna-se difícil pedir às pessoas para reciclarem, explicou o canadiano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sendo verdade, e quem sou eu para julgar??´ que JESUS CRISTO, DEUS, NOSSA SENHORA, todos os Anjos e ANJAS,etcetc ajudem EMPRESAS e MULTINACIONAISetcetc ajudem a mudar O NOSSO PLANETA, AMEN ,…….
    AGP

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …