O plástico está a cair do céu (literalmente)

Marcelo Camargo / ABr

Os microplásticos estão por todo o lado. Um novo estudo acaba de revelar que estes minúsculos fragmentos viajam por todo o mundo através do vento, da chuva e da neve. 

Os oceanos estão repletos de toneladas de plástico, que ameaçam peixes, aves e qualquer espécie marinha. No entanto, não existe um único recanto do planeta Terra onde este material não consiga chegar. No ar que respiramos, a viajar ao sabor do vento e até a cair do céu: os microplásticos estão mesmo por todo o lado.

Esta é a conclusão de um recente estudo, publicado na Science no dia 12 de junho. Janice Brahney, da Universidade de Utah, nos EUA, afirma que, a cada ano, chovem mais de mil toneladas de micropartículas de plástico em parques nacionais e zonas selvagens do oeste norte-americano. O número equivale entre 123 e 300 milhões de garrafas de plástico.

Estudos anteriores já haviam detetado microplásticos no ar da Europa, da China e do Ártico, mas esta nova investigação vem estender a presença destas partículas a zonas remotas dos Estados Unidos.

De acordo com o Ars Technica, a equipa de cientistas recolheu 339 amostras em 11 parques e encontrou minúsculos pedaços de plástico em 98% delas.

Brahney ficou muito surpreendida com os resultados e, convencida de que podia ter cometido algum erro, decidiu repetir os testes – mas tudo bateu certo.

As maiores partículas de microplásticos caíram com chuva e neve, sendo que as mais pequenas surgiram com o tempo seco, transportadas pelo vento. A explicação mais provável é a de que as partículas de maior dimensão provenham de zonas mais próximas, enquanto que as mais pequenas, sejam trazidas pelo vento de áreas mais longínquas.

As microfibras identificadas pelos cientistas eram consistentes com os tipos de têxteis usados na confeção de roupas; na produção de carpetes e revestimentos industriais; e de equipamentos para atividades ao ar livre, como tendas e roupas impermeáveis.

Ainda não são claros os efeitos da inalação destas partículas na saúde humana, ainda que os cientistas saibam que, certamente, não são benéficas.

Segundo a equipa, os microplásticos podem estar a alterar a forma como o solo absorve e armazena o calor e afetar a multiplicação dos micróbios que o habitam. Além disso, as partículas podem modificar a forma como a água de desloca através destes solos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …