O plástico está a cair do céu (literalmente)

Marcelo Camargo / ABr

Os microplásticos estão por todo o lado. Um novo estudo acaba de revelar que estes minúsculos fragmentos viajam por todo o mundo através do vento, da chuva e da neve. 

Os oceanos estão repletos de toneladas de plástico, que ameaçam peixes, aves e qualquer espécie marinha. No entanto, não existe um único recanto do planeta Terra onde este material não consiga chegar. No ar que respiramos, a viajar ao sabor do vento e até a cair do céu: os microplásticos estão mesmo por todo o lado.

Esta é a conclusão de um recente estudo, publicado na Science no dia 12 de junho. Janice Brahney, da Universidade de Utah, nos EUA, afirma que, a cada ano, chovem mais de mil toneladas de micropartículas de plástico em parques nacionais e zonas selvagens do oeste norte-americano. O número equivale entre 123 e 300 milhões de garrafas de plástico.

Estudos anteriores já haviam detetado microplásticos no ar da Europa, da China e do Ártico, mas esta nova investigação vem estender a presença destas partículas a zonas remotas dos Estados Unidos.

De acordo com o Ars Technica, a equipa de cientistas recolheu 339 amostras em 11 parques e encontrou minúsculos pedaços de plástico em 98% delas.

Brahney ficou muito surpreendida com os resultados e, convencida de que podia ter cometido algum erro, decidiu repetir os testes – mas tudo bateu certo.

As maiores partículas de microplásticos caíram com chuva e neve, sendo que as mais pequenas surgiram com o tempo seco, transportadas pelo vento. A explicação mais provável é a de que as partículas de maior dimensão provenham de zonas mais próximas, enquanto que as mais pequenas, sejam trazidas pelo vento de áreas mais longínquas.

As microfibras identificadas pelos cientistas eram consistentes com os tipos de têxteis usados na confeção de roupas; na produção de carpetes e revestimentos industriais; e de equipamentos para atividades ao ar livre, como tendas e roupas impermeáveis.

Ainda não são claros os efeitos da inalação destas partículas na saúde humana, ainda que os cientistas saibam que, certamente, não são benéficas.

Segundo a equipa, os microplásticos podem estar a alterar a forma como o solo absorve e armazena o calor e afetar a multiplicação dos micróbios que o habitam. Além disso, as partículas podem modificar a forma como a água de desloca através destes solos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …