Drones foram chamados para salvar a Grande Muralha da China

A lendária Grande Muralha da China, a mais comprida construção já feita pelo Homem, está a “desmoronar-se em ruínas”. Numa corrida contra a degradação natural, as autoridades chinesas recorreram a drones para tentar travar a destruição deste ponto icónico.

Cerca de 21 mil quilómetros de extensão e mais de 2 mil anos de História estão agora em risco face à invasão da vegetação e das plantas que envolvem a construção. A muralha foi erguida para proteger a China dos exércitos invasores a norte mas, neste momento, é o próprio monumento que está sob ataque da natureza.

Tal como nota a BBC, plantas invasores, como eras de daninha, estão a danificar a muralha em vários pontos. Em igual sentido, nota a National Geographic, 30% da muralha “está a desmoronar-se em ruínas”, à medida que as autoridades tentam recuperá-la.

Para facilitar esta tarefa, as autoridades chinesas recorreram a uma nova ferramenta tecnológica – os drones. A China está a utilizar os drones para mapear e medir as áreas mais ameaçadas pela vegetação, oferecendo dados precisos que já estão a ser utilizados no processo de recuperação da muralha.

Partindo dos dados recolhidos pelos drones, os trabalhadores poderão construir estruturas de apoio para as secções mais vulneráveis, revelou ainda a BBC.



No passado mês de maio, o jornal South China Morning Post informou que os drones Falcon 8+ da Intel estavam já a ser utilizados para capturar “imagens tridimensionais de alta definição” da secção Jiankou da muralha – parte do monumento construído durante a dinastia Ming (1368-1644), localizado a cerca de 50 quilómetros de Pequim.

Zhao Peng, arquiteto da Grande Muralha, disse em declarações à BBC que a tarefa vai muito mais além de apenas reforçar as estruturas antigas com novas pedras. “Algumas secções da Grande Muralha são muito perigosas”, disse Peng. “Com os drones podemos medir comprimentos e ondulações”.

“É uma estrutura tão complexa“, acrescentou, dizendo ainda que é necessário ter em conta vários outros aspectos como os buracos das flechas, o próprio design do piso e até mesmo os níveis de calcário.

A Grande Muralha da China foi-se degradando ao longo dos anos devido ao clima, guerras e até a ladrões de pedra. As autoridades esperam que estes esforços sejam suficientes para preservar o monumento para as futuras gerações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …