Drones foram chamados para salvar a Grande Muralha da China

A lendária Grande Muralha da China, a mais comprida construção já feita pelo Homem, está a “desmoronar-se em ruínas”. Numa corrida contra a degradação natural, as autoridades chinesas recorreram a drones para tentar travar a destruição deste ponto icónico.

Cerca de 21 mil quilómetros de extensão e mais de 2 mil anos de História estão agora em risco face à invasão da vegetação e das plantas que envolvem a construção. A muralha foi erguida para proteger a China dos exércitos invasores a norte mas, neste momento, é o próprio monumento que está sob ataque da natureza.

Tal como nota a BBC, plantas invasores, como eras de daninha, estão a danificar a muralha em vários pontos. Em igual sentido, nota a National Geographic, 30% da muralha “está a desmoronar-se em ruínas”, à medida que as autoridades tentam recuperá-la.

Para facilitar esta tarefa, as autoridades chinesas recorreram a uma nova ferramenta tecnológica – os drones. A China está a utilizar os drones para mapear e medir as áreas mais ameaçadas pela vegetação, oferecendo dados precisos que já estão a ser utilizados no processo de recuperação da muralha.

Partindo dos dados recolhidos pelos drones, os trabalhadores poderão construir estruturas de apoio para as secções mais vulneráveis, revelou ainda a BBC.

No passado mês de maio, o jornal South China Morning Post informou que os drones Falcon 8+ da Intel estavam já a ser utilizados para capturar “imagens tridimensionais de alta definição” da secção Jiankou da muralha – parte do monumento construído durante a dinastia Ming (1368-1644), localizado a cerca de 50 quilómetros de Pequim.

Zhao Peng, arquiteto da Grande Muralha, disse em declarações à BBC que a tarefa vai muito mais além de apenas reforçar as estruturas antigas com novas pedras. “Algumas secções da Grande Muralha são muito perigosas”, disse Peng. “Com os drones podemos medir comprimentos e ondulações”.

“É uma estrutura tão complexa“, acrescentou, dizendo ainda que é necessário ter em conta vários outros aspectos como os buracos das flechas, o próprio design do piso e até mesmo os níveis de calcário.

A Grande Muralha da China foi-se degradando ao longo dos anos devido ao clima, guerras e até a ladrões de pedra. As autoridades esperam que estes esforços sejam suficientes para preservar o monumento para as futuras gerações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …