Há um plano para usar bombas nucleares para criar um mar no Saara

8

Parece uma ideia tirada de um filme de ficção científica, mas é a mais pura das realidades. Há mais do que um plano para tentar criar um mar dentro do Saara.

O engenheiro escocês Donald McKenzie foi o impulsionador desta ideia. É importante lembrar que grandes secções do maior deserto de areia do mundo estão abaixo do nível do mar. Como tal, McKenzie queria inundar a bacia de El Djouf, transformando-a no que chamou de Mar do Saara.

De acordo com a IFLScience, o escocês propôs a criação de um canal de 644 quilómetros de comprimento, que ia desde Marrocos até à bacia. Desta forma, seria possível criar um mar interior com quase 100 mil quilómetros quadrados, quase o dobro da área de Portugal.

Se pensa que esta é uma ideia de um maníaco qualquer, engana-se. McKenzie não é o primeiro a sugerir algo semelhante.

Já na década de 1870, inspirado no canal do Suez, o capitão do exército francês François-Elie Roudaire sugeriu um canal de quase 200 quilómetros de comprimento a ligar o mar Mediterrâneo ao sul da Tunísia, numa zona do deserto do Saara conhecida como Chott el Fejej.

Este plano do militar gaulês permitiria inundar quase 5 mil quilómetros quadrados de terra. A ideia era abrir mais rotas comerciais para os navios franceses e o plano até chegou a receber o aval de um famoso diplomata francês, chamado Ferdinand de Lesseps.

No entanto, a descoberta de que a área não estava realmente abaixo do nível do mar, além dos avultados custos, fizeram com que o projeto nunca saísse do papel.

Mais tarde, os Estados Unidos também tiveram uma ideia semelhante. O Projeto Plowshare previa a detonação “pacífica” de bombas nucleares para criar canais, de forma a inundar a Depressão de Qattara, no Egito, que fica 60 metros abaixo do nível do mar.

O Projeto Plowshare foi descontinuado em 1977 depois de o uso de detonações nucleares pacíficas ter sido proibido por vários tratados internacionais.

ZAP //

8 Comments

  1. Sinceramente não sei se é pura ignorância ou o que achar de tão ignorante afirmação “seria possível criar um mar interior com quase 100 mil quilómetros quadrados, quase o dobro da área de Portugal”.
    Portugal tem uns 92.000km2. É só fazer umas continhas

  2. Não aprenderam nada com os erros dos russos? A tentar fazer um lago com uso de uma bomba nuclear. Fizerem o lago perfeito para o Godzilla…. Radioctivo

  3. Será de que com este novo mar, diminuise-ia a subida das águas do Oceano Atlântico? Claro está com a prévia desocupação pacífica e voluntária do povo berbere e de outras populações residentes nesse deserto. Também seria necessário resolver o problema já muito antigo da disputa dessa região a sul de Marrocos com a população berbere aí residente. Faço uma pergunta e não um comentário opinativo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.